segunda-feira, 1 de março de 2010

As vendas do varejo cresceram 5,9% em 2009.

A pesquisa do IBGE mostrou que o comércio varejista cresceu 5,9% em 2009, mas houve um decréscimo de vendas em dezembro de 0,4% em relação a novembro e a média móvel trimestral que é o principal indicador de tendência registrou alta de 0,6% no trimestre encerrado em dezembro.

No acumulado, as vendas cresceram 45%, entre 2001 e 2009.

 

O decréscimo nas vendas de dezembro é segundo os três analistas, entrevistados pelo Estadão, uma acomodação, e não uma tendência de queda ou desaquecimento das vendas no varejo. Os analistas que dizem que a tendência de vendas do varejo é de crescimento são: Reinaldo Pereira, do IBGE, Alexandre Andrade, da Tendências Consultoria e Luiza Betina Petroll Rodrigues do Grupo Santander.

Segundo esses analistas, o crescimento de vendas do varejo para 2010 é de: 8,3%, de acordo com Alexandre da Tendências Consultoria e 5,5%, segundo Luiza Rodrigues do Grupo Santander.

De acordo com Reinaldo Pereira, técnico da coordenação de comércio e serviço do IBGE, os fatores que sustentaram o crescimento e que vão continuar a estimular as vendam são:
  • Continuidade do aumento da massa salarial;
  • A redução dos juros;
  • Os incentivos fiscais;
  • A redução do IPI;
  • As boas perspectivas da economia brasileira. 
Por setor, os destaques de crescimento em vendas são:


Notícia do jornal O Estado de São Paulo, de 24 de fevereiro de 2010 com o título “Vendas do comércio cresceram 5,9% em 2009.”, no caderno de Economia&Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário