sábado, 13 de março de 2010

O consumo das famílias cresceu 34,01% entre 2002 e 2009.

O consumo saiu de R$ 1,47 trilhões em 2002 para R$ 1,97 trilhões em 2009, um crescimento de 34,01% e de R$ 500 bilhões, em valor absoluto, já descontada a inflação, e atualizados os preços. Esses cálculos foram feitos pela MB Associados, já com base nos números divulgados pelo IBGE do PIB de 2009.

De acordo com projeções, neste ano o consumo das famílias vai aumentar em mais R$ 150 bilhões, o que dá um consumo de R$ 2,1 trilhões.


Os fatores que impulsionaram esse crescimento de consumo foram: 
  • Crescimento econômico;
  • Forte expansão do crédito;
  • Geração de empregos (principalmente formais);
  • Aumento dos salários,
  • Câmbio valorizado;
  • Inflação controlada.
Júlio Callegari do JP Morgan diz que o crescimento é a base, a inflação sob controle mantém o poder de compra e o crédito promoveu a alavancagem do consumo.

O crédito saiu de 5% do PIB em 2002 para 14,8% em 2009, o que é um patamar semelhante ao dos países ricos.

Em 2003 os gastos das famílias caíram 0,8% por causa da turbulência no mercado provocada pelas eleições.


A participação da classe C no total de famílias brasileiras saiu de 23,7% em 2002 para 25,3% em 2005, e atingiu 31,8% no ano passado.

 
Dados do jornal O Estado de São Paulo de 13 de março de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Consumo tem alta de R$ 500 bilhões.”.

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