sexta-feira, 5 de março de 2010

Alimentação fora de casa no Brasil continua avançando.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA):
  • O hábito de comer fora de casa movimentou R$ 58 bilhões em 2009;
  • É previsto que esse ano cresça mais 10%.
De acordo com a GFK Brasil, empresa de pesquisa de mercado:
  • 51% da população costumam comer fora com freqüência;
  • Sendo que 23% fazem suas refeições fora todos os dias, inclusive nos finais de semana;
  • Nos Estados Unidos mais de 50% dos gastos com alimentação é feito fora de casa;
  • O gasto médio semanal per capita é de R$ 67,13 no almoço;
  • O gasto médio semanal per capita é de R$ 76,77 no jantar.
Os fatores que explicam essa mudança de hábito, segundo Rodrigo Vassimon que é vice-presidente de alimentação fora de casa da Unilever, são:
  • Presença da mulher no mercado de trabalho;
  • Urbanização acelerada;
  • Ritmo cada vez mais atribulado.
O setor de alimentação fora de casa engloba desde carrinho de cachorro quente até restaurantes de luxo.

Produtos do mercado de alimentação fora de casa:
  • Misturas de Temperos;
  • Condimentos;
  • Sobremesas;
  • Caldos.
Duas características desse segmento, segundo Rodrigo da Unilever:
  • Super pulverizado;
  • A distribuição é o grande gargalo.
Fatores que irão manter o mercado crescendo com mais de dois dígitos:
  • Aquecimento da economia;
  • Copa do mundo de 2014;
  • Jogos Olímpicos de 2016.
A Unilever prevê crescer acima dos dois dígitos pelos próximos 20 anos, ela faturou US$ 4,5 bilhões em 2008.
 
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 1 de março de 2010 do caderno de Negócios, com o título: “Unilever investe na alimentação fora de casa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário