quinta-feira, 4 de março de 2010

Classes C e D são foco das empresas de calçados.

A empresa gaúcha West Coast da família Schefer vai inaugurar uma fábrica no interior de Sergipe, onde investirá R$ 10 milhões em cinco anos com o intuito de aumentar a produção em 25%.

Atualmente a West Coast fabrica 2 milhões de pares de sapatos por ano, e já teve 40% do seu faturamento vindo de exportações, mas atualmente não passa de 20% da receita.

Os dois fatores que estimularam a decisão foram:

1. Crescimento da economia brasileira;

2. Nova barreira tarifária imposta sobre os sapatos chineses, que está em vigor desde setembro de 2009 e tarifa em US$ 12,47 cada par de sapatos chinês.

O mercado de calçados no Brasil fechou 2009 com recuo de 8,6% na produção, mas no último trimestre do ano passado houve crescimento de 8,5%.

A indústria de calçados irá focar esforços no mercado interno e está de olho nas classes C e D, que com a estabilidade e com o auxílio do governo teve aumento de poder aquisitivo.

A West Coast fabrica 200 tipos de calçados diferentes voltados para a classe emergente e no ano passado, as receitas com a linha feminina cresceu 25%.

As classes C e D querem variedade e qualidade, de acordo com a direção da West Coast.

Noticia do jornal O Estado de São Paulo, de 26 de fevereiro de 2010, com o título: “Empresas de calçados voltam a investir.”, do caderno de Economia&Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário