domingo, 7 de março de 2010

Classes D e E puxam a expansão de produtos básicos em 2009.

O consumo de produtos básicos (itens como: alimentos, bebidas e artigos de limpeza) e não básicos (como: leite à base de soja e água mineral) cresceram em média 15% em todas as classes sociais, comparando-se 2009 com 2008.

De acordo com a Kantar Wordpanel, o consumo de produtos básicos não somente cresceu como também se sofisticou, com a entrada de produtos mais caros na cesta de compras, e o fator que mais contribuiu foi o aumento da renda real do brasileiro.



O destaque ficou com produtos alimentícios que teve aumento de 17% com a inclusão de produtos mais sofisticados. Os novos produtos na cesta foram: tempero pronto, leite em pó, cremes e loções.

Outra conclusão do estudo da Kantar WordPanel foi que as marcas mais caras aumentaram a participação, pois de 11 categorias que fazem parte da categoria higiene, 6 delas tiveram participação das marcas Premium, que custam pelo menos 10% a mais que a média.

As vendas do varejo aumentaram 0,2% de crescimento comparando-se fevereiro com janeiro deste ano e alta de 10% entre fevereiro de 2010 vs fevereiro de 2009, segundo a pesquisa da Serasa Experian.

Segundo o professor do Centro de Estudos de Varejo da FGV, Maurício Morgado os setores mais promissores de 2010 serão: eletroeletrônico, alimentos e saúde.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 3 de março de 2010, do caderno de Economia&Negócios, com o título: “Consumo de produtos básicos cresceu em 2009.”.

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