domingo, 7 de março de 2010

O futuro da experiência de compra.

O telefone celular será o mais novo aliado na experiência de compra.

Nas butiques de NY será possível, em breve, comprar uma roupa vista na vitrine sem a loja estar aberta, somente com o ato de apontar o celular e clicar.

Nos hipermercados será possível se conectar ao sistema e assim saber exatamente onde está o produto procurado, receber cupons de descontos pelos artigos que mais compra e ainda receber sugestões de compra de acordo com o comportamento de compra.

A idéia é receber no celular todas as informações sobre o produto, localização, encomendas, lista de casamento, lista de compras, ver vídeos sobre o produto, pesquisar os menores preços na internet, em resumo, facilitar o processo de compra, economizando dinheiro e tempo.

O elo entre as lojas e o consumidor poderá ser estreitado, pois a loja saberá muito sobre o comportamento de compra do consumidor e assim poderá fazer ofertas customizadas, fazendo com que a experiência de compra seja inesquecível e prazerosa.

Para isso será necessário um celular com acesso a internet, aplicativos baixados gratuitamente e a permissão para a loja se conectar ao aparelho celular.

Já existem muitos aplicativos disponíveis e muitos outros sendo desenvolvidos, segue uma lista do que já existem:
  • ScanLife: permite que as pessoas leiam códigos de barras nas etiquetas dos produtos e obtenham detalhes sobre as roupas por meio de vídeos;
  • Presence: software da IBM, utilizando esse software o consumidor que se inscreve pode ser detectado assim que entra na loja e assim poderá receber descontos, ter o seu hábito de compra acompanhado, para receber sugestões de compra;
  • Mobile Concierge: software da Cisco System que se conecta ao smartphone e recebe a localização de produtos dentro da loja e serve de atendente eletrônico;
  • RedLaser: esse software é capaz de ler código de barras e procurar na internet mostrando o local ou site de menor preço.
O futuro de marketing está no marketing intelligence.
 
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 1 de março de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Consumidores apontam, clicam e compram.”.

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