domingo, 7 de março de 2010

Hypermarcas se torna líder em fraldas no Norte e Nordeste.

A Hypermarcas, que já havia comprado a Pompom da J&J (quinta em market share de fraldas infantis), comprou por R$ 371,3 milhões a marca Sapeka, que é líder nas regiões Norte e Nordeste.

A Sapeka
  • Empresa:
    • Sede em Aparecida de Goiânia. 
    • Atualmente tem 800 funcionários;
    • Fatura cerca de R$ 200 milhões/ano;
    • Faturou R$ 276,8 milhões em 2009;
    • 2 fábricas: interior de Goiás e Complexo de Suape, no litoral de Pernambuco.

  • Produtos: 
    • Fraldas geriátricas;
    • Fraldas infantis;
    • Absorventes íntimos;
    • Lenços umedecidos.

  • Público-alvo:
    • Classes C e D;
    • Forte atuação no Norte e Nordeste.

  • Preço:
    • Suas fraldas custam em média a metade do preço das principais concorrentes.

  • Dona das marcas:
    • Sapeka;
    • Flufy;
    • Leve;
    • Maturidade.

  • Market Share:
    • 44,5% das vendas de fraldas no varejo tradicional das duas regiões;
    • Está entre as 4 maiores do segmento.

  • História:
    • Iniciou com uma pequena máquina de fabricação caseira;
    • Iniciou suas atividades em 1999.

  • Estratégia:
    • Atingiu a liderança desenvolvendo forte parceria com as distribuidoras; 
    • Utiliza política de vendas e marketing populares;
    • 20% do faturamento é investido em propaganda.

  • Planos para o futuro: 
    • Está construindo uma terceira fábrica em Goiás;
    • Aumentar a produção de 600 milhões de fraldas por ano para 1,6 bilhões por ano.

  • O mercado
    • O segmento de descartáveis que é formado por fraldas infantis, fraldas geriátricas e absorventes gerou em 2008 uma receita de R$ 4 bilhões no Brasil;
    • O segmento de fraldas infantis corresponde a 75% desse mercado, isso é: movimentou R$ 3 bilhões em 2008;
    • De 2007 para 2008 as vendas de itens de higiene pessoal infantil cresceram 32% no Brasil.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo dos dias 5 e 6 de março de 2010, do caderno de Economia&Negócios, com os títulos: “Hypermarcas perto de comprar as Fraldas Sapeka.”, “Hypermarcas cresce no mercado de fraldas.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário