segunda-feira, 22 de março de 2010

Olha, Olha, Olha a água mineral, água mineral... Premium

O americano Michael Mascha, autor de Fine Waters – A Connoisseur’s Guide to the World’s Most Distintictive Bottled Waters, fez um dossiê das águas premiums.

Número de marcas de água no mundo:
  • 3.000 marcas.
Produto: Água Premium

Conceito do produto: símbolo de status equivalentes aos grand crus de vinícolas renomadas.
Características-chave:
  • Tradição;
  • Qualidade – composição:
    • Nível de carbonatação;
    • PH
      • As alcalinas são adocicadas;
      • As ácidas são mais amargas.
    • Concentração de minerais:
      • Baixo índice: são mais leves, são mais neutras;
      • Alto índice: são mais encorpadas.
Experiência com a água Premium:
  • 75% dessa experiência está relacionada com o tamanho e à quantidade de bolhas.
Um fator importante é o investimento em marketing, que tem que ser bem forte.

Algumas marcas premiums:

A Nestlé é a dona das seguintes marcas e possui mais de 79 marcas no seu portifólio.

S.Pellegrino
Preço: até R$ 20

Considerada a champanhe das águas.
É engarrafada desde 1899.
Conhecida com água milagrosa desde a Idade Média.

Acqua Panna
Preço: até R$ 25

A fonte fica nas colinas da Toscana.
Sem gás, é rica em minerais, mas tem baixa quantidade de sódio.

Perrier
Preço: até R$ 25

A água Perrier passa por processo em que gases vulcânicos encontram a água e emergem numa nascente de bolhas em Vergèze, no sul da França.
É usada para banhos termais desde o tempo da antiga Roma.

Danone é dona da Evian

Evian
Ela vem de um aqüífero abastecido por neve derretida dos Alpes franceses.
Em 2007 lançou uma edição limitada assinada por estilistas por R$ 25.

Bling – americana
Preço: até R$ 60

É a queridinha das celebridades americanas de Hollywood.
Teve uma edição especial cravejada de cristais Swarovski, que custou somente R$ 4.500.

Tamanho do mercado mundial de água.


Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 22 de março de 2010, do caderno Planeta: Sustentabilidade & Meio Ambiente, com o título: “Não basta matar a sede. Tem que ter grife.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário