quinta-feira, 4 de março de 2010

Reposicionamento, segmentação e diversificação de portfólio da fábrica de porcelana de luxo alemã Meissen.

A fábrica de porcelana de luxo alemã Meissen:
  • É a mais antiga da Europa;
  • Tem mais de 300 anos;
  • Produz peças feitas em estilo barroco e manualmente;
  • Sempre forneceu seus produtos para a realeza;
  • Uma peça pode custar € 45 mil e demorar 1.380 horas para ficar pronta;
  • Sua marca é formada por duas espadas cruzadas e é o logotipo de uso contínuo mais antigo do mundo;
  • Estava indo a falência, até ser contratado o novo gerente, Christian Kurtzke, ex-consultor administrativo do Boston Consulting Group.
Ações do novo gerente Christian Kurtzke, em apenas 12 meses:
  • Reposicionou;
    • Competir com Cartier, Bulgari e Hermes;
    • Marca global de luxo.
  • Segmentou;
    • Peças de arte e decoração (ramo de designer de interiores);
    • Peças para mesa;
    • Peças de joalheria.
  • Diversificou com novos produtos, novos públicos, novos segmentos;
    • Conjunto de louças para sushi e massa, voltada para jovens;
    • Desenvolveu uma coleção de jóias;
    • Entrou no segmento de canetas e relógios;
    • Azulejos customizados para paredes de hotéis e lojas de luxo;
    • Xícara para café expresso.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo, do dia 27 de fevereiro de 2010, com o título: “Fábrica de porcelana de luxo alemã sobreviveu a 11 crises.”, do caderno de Economia&Negócios.

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