quinta-feira, 18 de março de 2010

Internet como canal de vendas.

Três empresas, atuando em diferentes setores, conseguiram até 120% de faturamento, no ano passado, utilizando a internet como canal de vendas e comunicação.
 
O Grupo Luz, de Ribeirão Preto, aumentou em 40% o número de matrículas dos cursos de fotografia, e para isso utilizou:
  • Campanha nas mídias e redes sociais.
A PortCasa, de São Paulo, cresceu 120% em apenas um ano, investindo pesado:
  • Marketing digital.
A gaúcha Geguton aumentou em 70% o número de clientes ativos:
  • Facilitando as compras no site.
A internet no Brasil tem atualmente 66 milhões de usuários.
 
O segredo para tanto sucesso é somente: Marketing Digital que é o planejamento de ações e de comunicação na internet.
 
Seguem 4 ferramentas de Marketing Digital:
  1. Usabilidade ou facilidade de uso: simplicidade de uso do site, proporcionando maior rapidez de aprendizado do usuário para encontrar o que procura;
  2. Otimização: também chamado de SEO (Search Engine Optimization) que é uma série de técnicas para estruturar as principais informações sobre a empresa, produto e serviços que estão no site, de forma a serem mais facilmente localizadas pelos buscadores;
  3. Publicidade online: é a propaganda feita na internet. 
    1. Links patrocinados em sites de buscas como: Google Adwords ou o Yahoo! Search Marketing. Este é indicado para venda direta;
    2. Banners em sites, redes e mídias sociais relacionados aos produtos ou serviços da tua emprega. Este é indicado para publicidade institucional.
  4. Inteligência de mercado: ferramenta de monitoramento que permite mensurar a audiência, a tendência e a procura mensal por palavras-chave. 
No caso da publicidade online há muitas ferramentas que permitem a mensuração dos resultados.
 
Redes sociais: Orkut, Facebook, MySpace e as mídias sociais são o grande tema do momento quando o assunto é mídia.
 
Mas para obter sucesso é preciso muito planejamento baseado no conhecimento do seu público-alvo, no teu produto e no comportamento de compra na internet do teu público-alvo.
 
Notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo, de 18 de março de 2010, no caderno de Classificados, com o título: “Transforme a internet no seu melhor vendedor.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário