sábado, 27 de março de 2010

O apagão de novembro de 2009 foi causado por falhas na manutenção de Furnas, onde há também outros graves problemas. Furnas foi multada em R$ 53,7 milhões por causa do apagão.

Furnas é a responsável pela transmissão de energia de Itaipu para o Sudeste.

Segundo a Agência de Energia Elétrica (Aneel), que é o órgão do governo federal responsável pela fiscalização do setor, Furnas apresenta os seguintes problemas:
  1. Falha na manutenção de linhas e equipamentos;
  2. As linhas de transmissão precisam urgentemente de manutenção adequada;
  3. Necessidade de modernização do sistema de proteção;
  4. Necessidade de modernização ou substituição das unidades terminais remotas do sistema de supervisão e controle;
  5. Necessidade de reciclar e treinar o pessoal de operação;
  6. Os equipamentos do sistema de transmissão que transporta a energia de Itaipu estavam com sérios problemas e não foram trocados ou consertados;
  7. Os para-raios foram classificados como suspeitos pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) entre 2004 e 2006, e nunca foram substituídos até o dia de blecaute;
  8. Ferrugens:
    1. Nos equipamentos de transmissão;
    2. Nos isoladores;
    3. Nos para-raios;
    4. Nas estruturas metálicas;
    5. Nas conexões de aterramento.
  9. Em 2003 havia sido identificada obsolescência das instalações de segurança da linha de transmissão.
Motivo da demora para o restabelecimento da energia elétrica

A demora para a volta da energia se deve à deficiência do sistema de supervisão e controle de Furnas.

Ainda vamos pagar mais caro pela energia elétrica

Com a fragilidade do sistema de transmissão de Itaipu, o transporte de energia foi reduzido e o governo mandou ligar as termoelétricas, que são mais caras, mais poluidoras, sendo que as barragens de Itaipu estão cheias.

O custo adicional será de 12 milhões por dia, e as distribuidoras irão passar esse custo para nós consumidores assim que for possível aumentar as tarifas de energia elétrica.

O acréscimo poderá ser de até 1%.

Os (ir)responsáveis:

Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica tem grande responsabilidade sobre o apagão. O seu papel é fiscalizar, instituir um ambiente regulatório que proveja aos brasileiros serviços públicos de energia elétrica confiável e de qualidade, e um rápido restabelecimento do sistema.

A agência fiscaliza as linhas por meio de sorteio, e uma possível mudança seria começar a priorizar por importância de linha, como a de Itaipu, que fornece para o sudeste.

A missão da ANEEL é proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade. Fonte: Site da Aneel.

Ela foi tão irresponsável quanto Furnas.

O Governo Federal

A ministra da Casa Civil, que já tinha sido ministra de minas e energia (entre 2003 e junho de 2005), Dilma Rousseff veio a público, na época, e informou a nós que o culpado do apagão era o clima, o tempo, as nuvens, a chuva, os raios, enfim: São Pedro, e falou que era impossível não ter ocorrido o apagão.

Mais uma vez São Pedro foi o bode expiatório. Acho que a Igreja Católica não deveria deixar seus santos levarem sempre a culpa pelo que ocorre no Brasil. No mínimo, a Igreja Católica deveria defendê-los. Mas...

O governo federal tem a sua parcela de responsabilidade no apagão e na mentira ridícula que foi informada para nós, eleitores.

Furnas, pelos motivos já citados.

Mea-culpa da Aneel.

A Aneel possui somente 10 fiscais próprios para mais de 100 mil quilômetros de linha de transmissão. O serviço atualmente é feito também por fiscais terceirizados.

Uma pergunta:

Estamos em plena farra dos concursos públicos que o governo do Lula está patrocinando desde que entrou em 2002. Por que a Aneel sabendo dessa deficiência não contratou mais fiscais?

Olhando para o governo do FHC, ele diminuiu e muito o número de funcionários públicos, enxugando a máquina burocrática, mas o Lula já conseguiu preenchê-la novamente, levando ao mesmo nível de antes do FHC.

Máquina do tempo – voltando para as 22h do dia 10 de novembro de 2009, terça-feira.
  • Blecaute em 18 Estados;
  • Desses 18, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo ficaram totalmente às escuras;
  • 70 milhões de pessoas ficaram sem energia. Atualmente o Brasil possui 191,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE. 
Um outro comentário e o último:
    O jornal poderia ter dado mais destaque a essa notícia.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 27 de março de 2010, no caderno de Economia&Negócios, com o título: “Furnas é multada em R$ 54 milhões por apagão.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário