Nos Estados Unidos os comerciais feitos pelos consumidores ou pelos colaboradores das empresas estão sendo mais eficazes, memoráveis e comentados do que os spots produzidos pelas agências de publicidade.
Dois se destacaram, que foram um comercial de Doritos e outro do Google. O comercial do Doritos foi criado pelos consumidores em uma promoção feita no campeonato Super Bowl, foram 4 mil vídeos concorrendo, e o spot do Google foi produzido pelos colaboradores da empresa.
Os analistas e profissionais de marketing e de publicidade disseram que o conteúdo criado pelos consumidores pode realmente funcionar já que é complementar aos esforços dos marketeiros para atrair e envolver os consumidores. Além do envolvimento, outro fator de destaque é a simplicidade para definir um produto ou uma empresa, isso consegue marcar mais a mente do consumidor.
Existe uma ferramenta chamada http://www.fizziolo.gy/ que reúne e mede as opiniões contidas em sites sociais e blogs.
Vejam os comerciais nos links abaixo.
Ah, o comercial do google deu um trabalho enorme para achar, pois no site do The New York Times não tem o vídeo, e no youtube se você procurar por ads google, não vem o comercial, aff!
Doritos: http://www.youtube.com/watch?v=r0EVSP_6XZA , http://www.youtube.com/watch?v=9AGaKKIo9FY
Google: http://www.youtube.com/watch?v=nnsSUqgkDwU&feature=player_embedded#
Notícia do jornal o Estado de São Paulo de 10 de fevereiro de 2010, com o título: “Anúncios ‘caseiros’ fazem sucesso na TV dos EUA.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário