quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estratégias da Marisa na época da crise e para abrir novas lojas focadas em um só segmento.

No último trimestre de 2008, no auge da crise que havia começado com a quebra do Lehman Brothers em setembro de 2008, as lojas da Marisa registraram alta de 2,9% nas vendas líquidas, enquanto as concorrentes estavam estagnadas ou em queda.

 
As estratégias da Marisa foram:
  • Renegociação dos prazos de pagamentos feitos para os fornecedores, diminuindo-os em 30 dias;
  • Corte de preços em torno de 25%, dos produtos de linha de referência;
  • Os investimentos em propaganda foram ampliados em 20% entre os meses de março e julho de 2009;
  • Após o período de crise os preços voltaram ao patamar normal. As calças jeans que custavam 39,99, na época da crise, voltaram a custar 49,99, que era o preço antes da crise. 

 
Com essa estratégia de crise, a Marisa conseguiu superar a metas de 2009 e ainda crescer no período da crise.

Como resultado dos bons números de 2009, a empresa decidiu dar continuidade ao projeto de abrir lojas focadas no segmento de roupas intimas feminina, mas para isso a direção da empresa encomendou uma pesquisa à Nielsen. Nessa pesquisa a Marisa aparece com 42% de lembrança quando o assunto é lingerie, conquistando o primeiro lugar, e a segunda rede que aparece tem somente 1/3 dos votos.

 
Estratégias da Marisa para 2010:
  • Investir R$ 102 milhões na abertura de 39 novas lojas e na reforma de outras 5;
  • Inaugurar 39 lojas;
  • Abrir lojas focadas no segmento de roupas intima feminina;
    • 6 lojas Marisa Lingerie (loja focada no segmento de roupas intima feminina);
      • 5 lojas abertas até o dia 12 de junho, dia dos namorados;
        •  4 lojas em São Paulo;
        • 1 loja em Minas Gerais;
  • 11 lojas de moda feminina;
  • 22 lojas de moda ampliada. 
A rede Marisa:
  • Foram investidos 31 milhões na abertura de 12 lojas em 2009;
  • Público-alvo: Consumidores da Classe C;
  • Negócio: Varejo de moda;
  • Fundada em 1948;
  • 227 lojas;
  • Presente em todos os estados brasileiros;
  • 11.000 funcionários;
  • Abriu capital em outubro de 2007;
  • Entrou no E-Commerce em 2002;
  • Tem 7 milhões de cartões ativos.
 
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 4 de fevereiro de 2010, do caderno de Economia/Negócios sob o título: “Marisa prepara a abertura de 39 lojas este ano.”.

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