segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jovens consomem muita roupa, educação e alimentação fora de casa.

Pesquisa da Kantar Worldpanel (ex-Latin Panel) com 8,2 famílias no Brasil inteiro diz que as famílias com jovens (teens – 12 aos 19 anos) gastam em média 5% a mais do que a renda mensal.
 
Os jovens da classe média e alta são os que mais gastam, levando as famílias ao déficit de 8% nas contas familiares.


Alguns itens com que as famílias de classe alta e média alta gastam são:
  • Aulas de inglês;
  • Aulas de piano;
  • Aulas de jazz;
  • Academia;
  • Cabeleireiro;
  • Cinema;
  • Alimentação fora de casa;
  • Transporte;
  • Roupas.

Entre esses itens, o gasto maior é com vestuário, que gira em torno de R$ 300. Essas famílias com teens gastam 43% a mais com vestuário do que famílias sem os teens. E esses jovens preferem roupas de marcas, e o critério é a qualidade da roupa. De acordo com o estudo de Millward Brown, de 7 marcas mais prestigiadas pelos jovens, 4 são de roupas.


Além dos gastos com vestuário, educação e lazer, os jovens influenciam a cesta de compras de supermercado das famílias e na decisão de ter ou não internet.

Famílias com jovens compram mais comidas prontas, bebidas isotônicas, leite aromatizado, massas prontas e outros produtos de fácil e rápida preparação e têm mais acesso a internet, pois 26% dos lares com jovens têm acesso a internet enquanto que somente 19%, nos casos de famílias que não tem teens.

O mercado teens movimenta em torno de R$ 48 bilhões por ano, segundo cálculo da Christine, da Kantar Worldpanel.

No Norte e Nordeste há a maior concentração de famílias com jovens, são cerca de 32% delas, mas a renda desses jovens nordestinos (R$ 145) é 32% menor do que a média de renda dos jovens brasileiros (R$ 218). Esses dados são do PNAD, que é feito pelo IBGE.

Notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 31 de janeiro de 2010 no caderno de Economia, sob o título: “Jovens estouram contas das famílias.”.

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