Na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo feita pela Brand Finance, a quantidade de brasileiras passou de 9 em 2009 para 15 neste ano de 2010.
A Brand Finance é uma consultoria independente especializada em avaliação de marcas e para calcular o valor da marca faz levantamento financeiro sobre a empresa e envia questionários para clientes e especialistas em medir a força da marca.
O diretor da Brand Finance Gilson Nunes explicou que essa valorização se deve especialmente a crise econômica que afetou muito as marcas de países desenvolvidos e também porque o Brasil passou praticamente ileso pela crise.
Entre as 15 empresas brasileiras que entraram no ranking 8 são bancos, 3 são do setor de telecomunicações, 2 de extratismo mineral, Gerdau e Bovespa.
Ranking:
1. Walmart: US$ 41,1 bilhões;
2. Google: US$ 36,2 bilhões;
3. Coca-Cola: US$ 34,8 bilhões;
4. IBM: US$ 33,7 bilhões;
5. Microsoft: US$ 33,6 bilhões;
6. GE: N/D
Brasileiras:
2009 2010
75. 42. Bradesco: US$ 13,3 bilhões;
N/D 117. Banco do Brasil: US$ 6,7 bilhões;
N/D 147. Petrobrás: US$ 5,6 bilhões;
N/D 195. Oi: US$ 4,3 bilhões;
N/D 425. Vivo: US$ 2,2 bilhões.
O HSBC, pela 3ª vez consecutiva, continua sendo o banco com a marca mais valiosa do mundo, valendo US$ 28,5 bilhões, seguido pelos bancos Bank of America e Santander.
Matéria do jornal O Estado de São Paulo de 19 de fevereiro de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “País avança em ranking de marcas.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário