quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ações de marketing no carnaval dão resultados mensuráveis.

Objetivos da Ford no carnaval da Bahia:
  • Propaganda institucional;
  • Criar um relacionamento mais estreito com os clientes;
  • Gerar vendas;
  • Aumentar o fluxo de consumidores. 
Ações de marketing no carnaval da Ford em Salvador:
  • Ações promovidas desde 2000;
  • Ações sempre levando em conta as características regionais e temporais (época de carnaval);
  • Patrocínio de blocos;
  • Patrocínio de trios elétricos; 
  • Ações diversificadas a cada ano;
  • 2010 – além dos convites para o camarote, há:
    • Kit composto por tapete, adesivos, soleira e tocador de CD personalizado com a logomarca do bloco Camaleão;
    • Concurso de melhor frase sobre a compra de carro no carnaval, sendo que o prêmio é um carro da montadora e para os 50 finalistas, um autógrafo eletrônico – uma gravação do Bell, líder do bloco Camaleão;
  • Manutenção de camarotes para convidados:
  • Convites para compradores dos modelos envolvidos nas campanhas.
Resultados da Ford Bahia:
  • Vendas em alta no primeiro trimestre do ano;
  • 50% de aumento no fluxo de consumidores nas distribuidoras;
  • Nos últimos anos, as vendas de automóveis da Ford têm crescido em média 20%, comparando-se com o mesmo período do ano anterior;

Além da FORD e das cervejeiras, a Samsung e a Positivo também estão investindo no carnaval.

A Samsung, fabricante de produtos eletrônicos comprou 4 cotas de R$ 3,1 milhões.

A Positivo Informática, fabricante de computadores investiu R$ 2,5 milhões no patrocínio da escola de samba Portela.

Dificuldades dos executivos brasileiros para conseguir dinheiro para investir em ações de marketing no carnaval:
  • O carnaval é visto como uma festa profana que não condiz com a seriedade do mundo dos negócios;
  • Os trajes sumários, ou melhor, a falta de vestuário de muitas passistas atraía somente a atenção dos executivos para o oba-oba do carnaval, e não como meio de promover a marca ou ainda de manter um relacionamento entre a organização e seus consumidores;
  • Muitas ações são somente para promover a marca, e elas ainda não são medidas ou não tem nenhum método que seja satisfatório.
O que gerou a mudança de visão:
  • Com os resultados mensuráveis das ações de muitas companhias, as outras viram que há como lucrar mais e estreitar os relacionamentos no carnaval;
  • Nordeste se tornou o queridinho das empresas;
  • O carnaval é a maior festa de expressão cultural brasileira, que começa muito antes do feriado;
  • O Brasil é o queridinho das multinacionais, devido ao crescimento e das perspectivas econômicas.
Essa matéria é bem interessante para desmistificar o edital do editor do excelente site http://www.mundodomarketing.com.br/ no qual ele dizia que investir em ações de marketing não trazia resultados mensuráveis e, portanto era desperdício de dinheiro.
Reportagem veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 15 de fevereiro de 2010, no caderno de Negócios, sob o título: “Carnaval ajuda a vender até carro.”

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