- Propaganda institucional;
- Criar um relacionamento mais estreito com os clientes;
- Gerar vendas;
- Aumentar o fluxo de consumidores.
- Ações promovidas desde 2000;
- Ações sempre levando em conta as características regionais e temporais (época de carnaval);
- Patrocínio de blocos;
- Patrocínio de trios elétricos;
- Ações diversificadas a cada ano;
- 2010 – além dos convites para o camarote, há:
- Kit composto por tapete, adesivos, soleira e tocador de CD personalizado com a logomarca do bloco Camaleão;
- Concurso de melhor frase sobre a compra de carro no carnaval, sendo que o prêmio é um carro da montadora e para os 50 finalistas, um autógrafo eletrônico – uma gravação do Bell, líder do bloco Camaleão;
- Manutenção de camarotes para convidados:
- Convites para compradores dos modelos envolvidos nas campanhas.
- Vendas em alta no primeiro trimestre do ano;
- 50% de aumento no fluxo de consumidores nas distribuidoras;
- Nos últimos anos, as vendas de automóveis da Ford têm crescido em média 20%, comparando-se com o mesmo período do ano anterior;
Além da FORD e das cervejeiras, a Samsung e a Positivo também estão investindo no carnaval.
A Positivo Informática, fabricante de computadores investiu R$ 2,5 milhões no patrocínio da escola de samba Portela.
Dificuldades dos executivos brasileiros para conseguir dinheiro para investir em ações de marketing no carnaval:
- O carnaval é visto como uma festa profana que não condiz com a seriedade do mundo dos negócios;
- Os trajes sumários, ou melhor, a falta de vestuário de muitas passistas atraía somente a atenção dos executivos para o oba-oba do carnaval, e não como meio de promover a marca ou ainda de manter um relacionamento entre a organização e seus consumidores;
- Muitas ações são somente para promover a marca, e elas ainda não são medidas ou não tem nenhum método que seja satisfatório.
- Com os resultados mensuráveis das ações de muitas companhias, as outras viram que há como lucrar mais e estreitar os relacionamentos no carnaval;
- Nordeste se tornou o queridinho das empresas;
- O carnaval é a maior festa de expressão cultural brasileira, que começa muito antes do feriado;
- O Brasil é o queridinho das multinacionais, devido ao crescimento e das perspectivas econômicas.
Reportagem veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 15 de fevereiro de 2010, no caderno de Negócios, sob o título: “Carnaval ajuda a vender até carro.”
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