quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Olha, Olha, Olha a água mineral, água mineral...

O mercado de água mineral mais que dobrou entre 2000 e 2009 (passou de 3,5 para 7,8 bilhões), e é bem pulverizado, com 76% nas mãos de inúmeras empresas, e as empresas nacionais são os grandes players.


O consumo de água engarrafada no último trimestre de 2009 chegou a dobrar no Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde as temperaturas bateram recordes e o calor persistiu por um longo período. Mas o consumo no Brasil (37 litros per capita) é ainda muito pequeno quando comparamos com outros países (União dos Emirados Árabes, 280 litros).

                           
 

Associação:
  • Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam);
  • Presidente: Carlos Alberto Lancia. 
Tendência:

De acordo com Lancia em 2007 o consumo global de águas envasadas era de 37,3% e superou o consumo de refrigerantes gaseificados com 36,8%.

No Brasil o consumo de refrigerantes ainda é maior do que de água engarrafada, principalmente entre as classes de menor poder aquisitivo, mas a tendência é seguir o padrão mundial.

Dez anos atrás não se via água sendo servida nas festas de casamento, mas conforme as pessoas se informam sobre os benefícios da água e com a tendência pelo consumo de alimentos e bebidas saudáveis, o consumo tende a aumentar.


Novos players

A Coca-Cola Femsa: a Coca-cola vai lançar neste ano uma nova marca de água para atender o mercado local, já que a tendência é a diminuição do consumo de refrigerantes e o aumento de consumo da água, em busca de alimentos e bebidas mais saudáveis.

Danone Brasil: a Danone é a segunda maior produtora mundial do setor, mas estreou nesse segmento aqui no Brasil há pouco tempo com a marca Bonafonte e segue num embate com a ANVISA, já que é proibido salientar os efeitos terapêuticos por meio de propaganda.

Diversificação dos produtos:

Flamin, dona da marca Bioleve e a Ouro Fino, proprietária da marca Ouro fino lançaram no ano passado as águas aromatizadas e levemente gaseificadas.

A primeira lançou a BiozeroH Beverage em 3 sabores: limão, mexerica com limão e maçã verde com limão.

A Ouro Fino lançou a linha Fresh nos sabores maça, tangerina e limão.

Na Inglaterra as água aromatizadas nas versões gaseificadas ou não gaseificadas já são bem populares e até as redes de supermercados vendem águas de marca própria.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo, do caderno de Economia/Negócios do dia 17 de fevereiro de 2010 com o título: “Água engarrafada ganha mercado.”.

Um comentário:

  1. Uma grande oportunidade. Acho que existe espaço mesmo para outras marcas.

    ResponderExcluir