O consumo de água engarrafada no último trimestre de 2009 chegou a dobrar no Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde as temperaturas bateram recordes e o calor persistiu por um longo período. Mas o consumo no Brasil (37 litros per capita) é ainda muito pequeno quando comparamos com outros países (União dos Emirados Árabes, 280 litros).
Associação:
- Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam);
- Presidente: Carlos Alberto Lancia.
De acordo com Lancia em 2007 o consumo global de águas envasadas era de 37,3% e superou o consumo de refrigerantes gaseificados com 36,8%.
No Brasil o consumo de refrigerantes ainda é maior do que de água engarrafada, principalmente entre as classes de menor poder aquisitivo, mas a tendência é seguir o padrão mundial.
Dez anos atrás não se via água sendo servida nas festas de casamento, mas conforme as pessoas se informam sobre os benefícios da água e com a tendência pelo consumo de alimentos e bebidas saudáveis, o consumo tende a aumentar.
Novos players
Danone Brasil: a Danone é a segunda maior produtora mundial do setor, mas estreou nesse segmento aqui no Brasil há pouco tempo com a marca Bonafonte e segue num embate com a ANVISA, já que é proibido salientar os efeitos terapêuticos por meio de propaganda.
Diversificação dos produtos:
Flamin, dona da marca Bioleve e a Ouro Fino, proprietária da marca Ouro fino lançaram no ano passado as águas aromatizadas e levemente gaseificadas.
A primeira lançou a BiozeroH Beverage em 3 sabores: limão, mexerica com limão e maçã verde com limão.
A Ouro Fino lançou a linha Fresh nos sabores maça, tangerina e limão.
Na Inglaterra as água aromatizadas nas versões gaseificadas ou não gaseificadas já são bem populares e até as redes de supermercados vendem águas de marca própria.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo, do caderno de Economia/Negócios do dia 17 de fevereiro de 2010 com o título: “Água engarrafada ganha mercado.”.
Uma grande oportunidade. Acho que existe espaço mesmo para outras marcas.
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