As exportações de produtos de beleza caíram 9,3% em 2009 para US$ 587 milhões, sendo que no mercado interno as receitas cresceram 14,75% em relação ao ano de 2008, batendo o recorde de R$ 24 bilhões e chegaram ao 14° ano consecutivo de crescimento e de acordo com Basílio, a previsão é de mais 5 anos com crescimento.
O presidente da Abihpec, João Carlos Basílio diz que dois fatores foram os responsáveis pela queda nas vendas:
- Dólar baixo;
- Crise econômica.
Para reverter as vendas, a Abihpec assinará no dia 2 de março um programa estímulo às exportações chamado Beautycare Brazil em parceria com Apex. Essa associação já conta com 40 exportadores e há mais 7 aspirantes a se tornar exportadores de produtos de beleza.
As ações planejadas pela Beautycare Brazil são:
- Eventos nos pontos de venda:
- Limpeza de pele;
- Aulas de maquiagem.
Países-alvo do programa Beautycare Brazil:
- Peru;
- Colômbia;
- Portugal;
- Angola;
- Moçambique;
- Arábia Saudita.
Matéria do caderno de Negócios do jornal O Estado de São Paulo de 23 de fevereiro de 2010, com o título: “Setor de beleza quer mostrar a cara lá fora.”
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