quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Novos players invadem a praia da Cielo e da Redecard - Parte I.

O mercado de credenciamento, hoje dominada pelas empresas Cielo e Redecard que juntas têm mais ou menos 90% do mercado, está se preparando para o aumento da concorrência.

Empresas credenciadoras são aquelas que autorizam os estabelecimentos comerciais a aceitarem cartões de crédito e débito de uma determinada bandeira. Esse serviço gera as seguintes receitas:
  • Aluguel dos equipamentos;
  • Processamento de vendas;
  • Antecipação de recebíveis.
Fatores que estão estimulando a entrada de novos players no mercado de credenciamento e a maior concorrência:
  • Aumento da renda da população brasileira;
  • A expectativa de maior utilização de meios eletrônicos para pagamento;
  • O avanço das credenciadoras regionais;
  • O governo está estudando mudar as regras para haver mais concorrência.
Novos concorrentes:
  • Associação entre Santander e Getnet. A primeira entrará com o relacionamento e a segunda com o sistema;
  • Tsys, que é a segunda maior credenciadora do mundo e se instalou no país há dois anos;
  • Sorocred credenciadora regional de Sorocaba com mais de 150 mil credenciados e com expressiva participação de mercado;
  • Banricompras do Banco Banrisul com forte atuação no Rio Grande do Sul;
  • Hipercard foi comprada pelo Unibanco em 2004, nasceu no Nordeste dentro da rede Bom Preço, voltada para as classes emergentes C e D, é hoje a bandeira regional que tem maior participação de mercado no território brasileiro e possui cerca de 450 mil credenciados. 
Boanerges Ramos Freire, consultor, diz que as novas credenciadoras irão aumentar a quantidade de serviços e diminuir as taxas.
Antonio de Castro Bueno, diretor da Tsys, fala que há espaço para crescer, mas é em nichos da economia.
Matéria do jornal O Estado de São Paulo do dia 17 de fevereiro de 2010 no caderno de Economia/Negócios, com o título: “Mercado de cartões entra em fase de disputa.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário