sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Estratégia da Coca-Cola para o Brasil.


O Brasil é um mercado estratégico para a Coca-Cola, graças às características e momento histórico do país, como:
  • O mercado brasileiro tem características de mercado maduro:
    • A ampla oferta de produtos;
    • E um enorme potencial de crescimento das categorias lançadas;
  • O país tem potencial de país emergente:
    • Enorme potencial de consumo per capita.
  • O momento histórico é muito promissor:
    • Crescimento do PIB;
    • Estabilização da economia;
    • Classe C e D emergentes;
    • Nordeste com ganho de renda nas classes mais necessitadas graças à bolsa família e desenvolvimento da região com a industrialização; 
    • Realização das Olimpíadas do Rio em 2016;
    • Realização da Copa do Mundo em 2014.
Investimentos

 
A Coca-cola vai investir R$ 2 bilhões neste ano de 2010 e vai investir outros R$ 11 bilhões até 2014.

 
Ponto forte do Brasil – capacidade de absorver um amplo portfólio de inovações.

 
Ponto fraco do país – limitação de renda para elevar o consumo de refrigerante.

 
Lançamentos de maior valor agregado voltados para as classes A e B:
  • Novos sabores de Aquarius;
  • Matte Leão Orgânico;
  • Energético Gladiador;
  • Irá focar esforços no segmento de não-carbonatados.
Objetivo: Aumentar o consumo nas classes A, B e C.

 
Estratégia: inovação para:
  • Para melhorar a oferta para cada ocasião de consumo;
  • Aumentar o portfólio;
  • Diversificação das embalagens.
Uma estratégia usada para aumentar o consumo na classe C e atender as aspirações de consumo dela foi o desenvolvimento do PET retornável, pois isso acarretou na redução de custos e por conseqüência, redução de preço.
 
O consumo per capita/ano de refrigerante:

Notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 2010, com o título “Coca-cola aumenta aposta no Brasil.”

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