quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Produtos orgânicos estão ganhando mais espaço nas gôndolas.

Na rede Pão de Açúcar, o faturamento de orgânicos cresceu 45% em 2009.
 
No Carrefour as vendas em reais vêm crescendo em torno de 25% ao ano.

 
No Walmart, os produtos orgânicos vêm sendo vendidos desde a sua entrada no Brasil em 1995, e as bandeiras voltadas a baixa renda também têm disponíveis esses produtos, mas segundo o gerente nacional de hortifrúti, Antonio Carlos Allegretti, nessas bandeiras as vendas estão estagnadas.

O mercado de produtos orgânicos no Brasil é de US$ 250 milhões, segundo Sandra Caíres Sabóia do Pão de Açúcar.

Dados do mercado de produtos orgânicos:
  • A Alemanha é o país mais desenvolvido, lá 40% dos alimentos produzidos são orgânicos;
  • Na Europa e Estados Unidos a diferença de preço entre produtos orgânicos e não orgânicos é de 20%;
  • No Brasil essa diferença de preços entre orgânicos e não orgânicos varia de 30% a 50%;
  • Há cinco anos a diferença de preços no Brasil era de 50%. 
Dificuldades brasileiras no mercado de produtos orgânicos:
  • Diferença de preços entre os produtos orgânicos e não orgânicos que chega a 50% e não menos de 30%;
  • Dada a produção que é de pequena escala, o preço ainda é caro;
  • Há somente 90 mil produtores que se declaram ter culturas orgânicas;
  • Pouca variedade de produtos. Aqui no Brasil encontra-se somente o básico de produtos na versão orgânica;
  • Pouca informação sobre produtos orgânicos. 
Dados da matéria: “Com preço menor, orgânicos ganham espaço no varejo.”, veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 3 de fevereiro de 2010, no caderno de Economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário