Mercado brasileiro:
As vendas de espumantes movimentam anualmente R$ 400 milhões, cresceu em média 12,6% a.a. e dobrou de volume (104%) entre 2004 e 2009.
Para aumentar o consumo de espumantes nacionais, as empresas agiram da seguinte maneira:
Produto:
Melhoraram a qualidade dos produtos, implantando novas técnicas de plantio e fabricação.
Comprovação da qualidade do produto nacional:
O produto nacional é reconhecido como de alta qualidade pelos orgãos que avaliam os espumantes no mundo.
Os espumantes brasileiros foram premiados pela 5ª vez em Dijon, na França, no Effercescents Du Monde, numa competição que reúne 519 amostras de 24 países e já ganhou 3 medalhas de ouro e 6 de prata.
Preço:
Os espumantes nacionais têm preços entre R$ 17 a R$ 80.
Objetivos das ações:
- Mudar a imagem de sidra popular para bebida sofisticada;
- Estimular o consumo além das celebrações de final de ano;
- Ampliar o universo de consumo;
- Aumentar as situações de consumo.
- Potencialização das ações de relações públicas;
- Participação em desfiles de moda, eventos culturais, degustação e camarotes de samba;
- A mais nova ação foi a da vinícola Miolo que vendeu nas praias de Santa Catarina mais de 4 mil garrafas somente no primeiro final de semana. Ação promovida no verão 2009/2010.
As empresas cervejeiras investem aproximadamente 15% do faturamento em marketing, mas as vinícolas dispõem somente de 8% para investir em ações de marketing.
Ponto de venda:
Há um aumento no espaço das gôndolas para a categoria espumante, que tem recebido mais marcas, como Geisse, Panizzon e Valduga.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 22 de fevereiro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “A fórmula das bolhas.”.
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