A Classe A que é representada pelo topo da pirâmide social, ganhou 303.553 famílias entre 2003 e 2009, passando de 1,7% da população para 1,9%, aumentou sua renda em 99% e têm mais de 1 milhão de famílias.
Essa foi a classe mais afetada pela crise, e de acordo com a estimativas da MB Associados cerca de 10 mil famílias caíram um degrau, mas a tendência é de que continue o fluxo ascendente na pirâmide social.
Desempenho de algumas empresas que atuam no segmento da classe alta.
- As vendas da Porshe no Brasil caíram 26,5% em 2009.
- A Trousseau teve aumento de venda de somente 10%, em 2009.
- A H.Stern teve somente 15% de aumento de vendas em 2009.
Mapa da classe A segundo a Porshe:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Porto Alegre;
- Ribeirão Preto;
- Curitiba;
- Nova unidade provavelmente na Região Centro-Oeste.
Parte II – Está em Comportamento.
Dados das matérias: “Classe A ganha mais 303 mil famílias.” e “Mercado classe A cresce e se sofistica.”, do jornal O Estado de São Paulo de 21 de fevereiro de 2010, do caderno de Economia & Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário