quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bretas tem cultura espartana e cresceu em média 30,77% a.a. entre 03 e 09.

Rede Bretas:
  • 59 lojas;
  • 12 postos de gasolina;
  • Faturou R$ 2,1 bilhões em 2009;
  • É a maior cadeia de supermercados de capital 100% nacional;
  • Presente em:
    • Minas Gerais;
    • Goiás;
    • Bahia;
  • 5ª maior rede de supermercados do Brasil;
1º. Pão de Açúcar;

 
2º. Carrefour;

 
3º. Walmart;

 
4º. GBarbosa;

 
5º. Bretas.
  •  Maior rede de supermercados em Minas Gerais;
  • Cresceu 4 vezes nos últimos 6 anos, o que dá um crescimento médio de 30,77% a.a.;
  • 12 sócios;
  • 11,2 mil funcionários;
  • Foi fundada em 1954;
  • Valor de mercado: R$ 1 bilhão.
Perfil da rede Bretas:
  • Muito lucrativa;
  • Muito eficiente;
  • Reinveste praticamente tudo que ganha;
  • Financia boa parte do crescimento;
  • Baixo custo operacional;
  • Paga salários abaixo dos praticados no mercado;
  • Espreme a margem dos fornecedores;
  • Forte atuação em cidades de tamanho médio;
  • A estratégia inicial foi a estratégia do urubu: comprar lojas que estavam fechando, por um preço super baixo;
  • Hipermercado compacto com 3 mil a 4,5 mil metros quadrados;
  • 30 checkouts;
  • Cultura espartana.
O presidente e acionista:
  • Estevam de Assis;
  • 53 anos;
  • Grande capacidade de vender projetos;
  • Não usa computador;
  • Não tem televisão em casa;
  • Agrega gente as idéias;
  • Enorme capacidade de executar, isto é: veloz para tirar idéias do papel;
  • Dá palestras falando sobre a importância do amor nas empresas;
  • “A gente tem que ser duro com os problemas e suave com as pessoas. Muitas vezes elas erram porque estão no lugar errado, não foram treinadas ou motivas suficiente.”, Estevam de Assis;
  • É um capitalista que toca uma rede de crescimento agressivo e um homem generoso e de hábitos simples;
  • Doa 95% do que ganha;
  • Simplicidade é a sua filosofia e modo de vida;
  • Mora em um apartamento simples;
  • Possui 30 peças de roupas, e se compra uma, tem que necessariamente sair outra do guarda-roupa. 
Exemplo de que os valores do sócio-presidente permeiam toda a organização.
 
Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, do dia 15 de fevereiro de 2010, com o título: “Capitalista de fé.”, do caderno de Negócios.

2 comentários:

  1. Gostei,
    Vou postar algo no http://consiliencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Postei hoje!
    Vou postar algo no http://consiliencia.blogspot.com/
    Noé

    ResponderExcluir