quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Propaganda online não é assim tão simples e barata.

Em matéria do jornal O Estado de São Paulo, o diretor de estratégias digitais da agência Draft+GiovanniFCB, Marcelo Perrone acaba com o mito de que propaganda online é de baixo custo.

Como exemplo ele dá a propaganda que a Microsoft lançou para divulgar o game Prototype, que foi desenvolvida em cima do usuários do Facebook. Neste lançamento, o vídeo promocional utilizava fotos e dados do perfil do internauta e assim criou uma experiência única, imersível e personalizada, e essa ação custou muito dinheiro.

Uma outra ação promocional bem bolada e bem cara foi a do Doritos, que utilizou da rede social para lançar um jogo que só poderia ser acessado entre 18h e 6 da manhã. Nesse jogo, o usuário autoriza o programa a acessar o seu facebook, e manda um aviso a todos que o seu amigo está jogando e no final, o jogador tem que escolher dois entre seus contatos para ser salvo,  e no final, os amigos um salvo e outro não, são avisados e isso causa várias reações nos usuários.

O novo fenômeno da internet é a desportalização, isto é, antigamente nossa porta de entrada era uma página inicial gravada no nosso navegador, hoje em dia, quando abrimos nossa página de internet vamos direto a uma das redes sociais, como YouTube, Facebook, Orkut ou Twitter, e as empresas têm que ficar atentas a essas mudanças de hábitos e saber explorar melhor esses novos hábitos.

A cada novo ano, o consumidor abre novos canais de comunicação e contato com as empresas, o desafio aumenta, mas o retorno é garantido.

Notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 14 de dezembro de 2009, no caderno de Economia, sob o título: "Redes sociais, o desafio das empresas.".

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