sábado, 12 de dezembro de 2009

Hypermarcas e a sua ambição de se tornar uma Unilever brasileira.

A brasileira Hypermcarcas comprou a Neo Química de Anápolis, Goiás, laboratório especializado em medicamentos genéricos, por R$ 1,3 bilhão.
A Hypermarcas é líder do segmento de medicamentos com prescrição médica e agora é dona da quinta do setor de genéricos.
A família Limírio Gonçalves aceitou a oferta da Hypermarcas porque esta ofereceu a família a gestão do negócio farmacêutico do grupo Hypermarcas, ganhando a compra da Pfizer.
A Neo Química foi fundada em 1959 no Rio de Janeiro, possui uma produção de 8,5 bilhões de comprimidos por ano.

 O que é a Hypermarcas?

  • Empresa fundada em 2001/2002;
  • João Alves de Queiroz Júnior é o seu fundador;
  • Claudio Bergamo é o presidente do grupo;
  • Faturamento de R$ 7,5 bilhões em 2008; 
  • Atua no segmento de bens de consumo;
  • Nos últimos 2 anos comprou a DM Farmacêutica, Farmasa, a Bozzano, a Niasi, Jontex, Olla e as fraldas pompom;
  • 160 marcas no seu portfólio;
  • Focada nas classes C, D e E;
  • 6,5 mil funcionários;
  • 7ª no ranking de investimentos em propaganda segundo o ranking anual da Agências&Anunciantes do grupo Meio&Mensagem;
  • 20% do faturamento direcionado a propaganda, isso segundo o seu presidente, Claudio Bergamo; 
  • O faturamento do grupo se divide em:
    • 1. Farmacêutico: 40%;
    • 2. Beleza e Higiene Pessoal: 40%;
    • 3. Limpeza e Alimentos: 20%.
Ranking do setor de farmacêutico:

1. Sanofi-Aventis, francesa dona da brasileira Medley;
2. EMS;
3. Aché;
4. Hypermarcas.

O mercado de genéricos cresce a uma média de 20% a.a..

Dados conforme as matérias: “Hypermarcas perto de comprara a Neo Química.” E “Com a Neo Química, Hypermcarcas vira a 4ª maior farmacêutica do País”; do jornal O Estado de São Paulo, dos dias 6 e 8 de dezembro de 2009, respectivamente. As notícias estão no carderno de Economia.

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