domingo, 13 de dezembro de 2009

Fusão Pão de Açúcar e Casas Bahia muda o foco do GPA.

O Grupo Pão de Açúcar do empresário Abílio Diniz mudou o foco do seu negócio com as compras do Ponto Frio e das Casas Bahia.

De acordo com o professor de marketing da Insper, Sílvio Laban, o Pão de Açúcar é multiformato e multimarcas, seguindo uma tendência do varejo global, assim como o Walmart, que tem operações de supermercado, loja de departamentos, banco e restaurantes.

O novo Pão de Açúcar tem faturamento de R$ 38,981 bilhões, sendo 48% com alimentos e itens de higiene e limpeza e os outros 52% com eletrodomésticos e eletroeletrônicos, passando de empresa de varejo do ramo de alimentos para varejo de eletroeletrônico.

O tíquete médio das vendas de eletrodomésticos e eletrônicos é mais alto, a compra não é fracionada e depende muito de crédito.

Com a fusão, o grupo ganhou maior poder de negociação com a indústria e conseguiu de vez maior participação nas classes C e D e ainda tem a disposição um banco de dados com 15% da população brasileira, isto é: 27 milhões de clintes das Casas Bahia.

O grupo possui 137 mil funcionários e está presente nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul.

Os negócios ainda estão separados e ficarão até o CADE julgar a fusão.

Dados do jornal O Estado de São Paulo, do dia 12 de dezembro, do caderno de Economia, das matérias, "Eletrônicos já são mairo parte da receita do Pão de Açúcar" e "Operações dos dois grupos continuam separadas até o fim de janeiro.".

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