quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Patrocínio dos Jogos Olímpicos, quem quer, já corra atrás!

O comitê organizador dos jogos olímpicos já está em contato com as empresas que desejam ter suas marcas expostas nos jogos, mas as negociações só começarão em setembro de 2010 e tem o objetivo de arrecadar US$ 1,8 bilhão.

Para entendermos um pouco. Esse comitê organizador dos jogos olímpicos que é dirigido pelo diretor de comunicação e marketing Leonardo Gryner é o responsável pelos patrocínios locais e há um outro comitê responsável pelas cotas globais o chamado Comitê Olímpico Internacional. Há dois tipos de investimentos, um de longo prazo que vai além dos 17 dias de jogos e um de curto prazo que são ativos somente durante os jogos. Nos investimentos de longo prazo há construção de estádios, de transporte público, isto é, em infra-estrutura.

O orçamento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 está em US$ 15 bilhões, e será quase que totalmente investido pelo setor público. As fontes de recursos são: patrocínios, licenciamentos e ingressos.

Leonardo Gryner diz que há várias restrições ao uso de símbolos dos Jogos em ações de marketing e que haverá punições para quem utilizar o marketing de guerrilha, mas as empresas já poderão utilizar as vantagens a partir de 2011.

Pelo que entendi, para as empresas que quiserem comprar cotas, elas terão que ter em mente que haverá muitas regras a serem seguidas e que as ações de marketing terão muitas restrições.

As informações dessa postagem foram retiradas do jornal O Estado de São Paulo, do dia 30 de novembro de 2009, do caderno de Economia.

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