- Marca - Avaliação;
- L'Oréal - muito boa;
- Cenoura & Bronze - boa;
- Avon - ruim;
- Banana Boat - ruim;
- Coppertone - ruim;
- Episo - ruim;
- La Roche-Posay - ruim;
- Natura - ruim;
- Nívea Sun - ruim;
- Sundown- ruim.
- 5 das 10 avaliadas não são resistentes à radiação;
- 8 das 10 marcas não resistem a água ou não bloqueiam raios UVA, que causam o envelhecimento;
- no teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40°, e as marcas Avon, La Roche-Posay, Nívea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas;
- a marca Coppertone indica na embalagem o fator de proteção 30, mas na verdade seu fator é 25;
- a marca Natura e Sundown após meia hora imersa na água perderam 70% e 45% da eficácia;
- os produtos que se declaram resistentes a água perdem até 50% do FPS após 40 minutos na água;
- 7 protetores solar tiveram nota ruim na composição, o que quer dizer que possuíam substâncias não recomendadas, mas não proibidas no Brasil.
- as oito marcas reprovadas informaram que seus produtos foram submetidos a testes científicos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
- a Nìvea disse que todos os produtos são desenvolvidos sob protocolos globais de qualidade e que a loção solar FPS 30 atende às exigências dos órgaõs regulamentadores;
- a Johnson&Johnson disse que só tomou conhecimento da análise do ProTeste na tarde anterior a publicação da reportagem e que estranha os métodos utilizados e que usa na formulação uma combinação de filtros que garante a proteção UVA/UVB;
- a Natura disse que a análise da ProTeste é diferente da adotada por ela;
- a Mantecorp que é a fabricante das marcas Coppertone e Episol disse que seus produtos seguem padrões de qualidade nacionais e internacionais;
- a Avon divulgou que a Anvisa não obriga mencionar na rotulagem a indicação do fator de proteção UVA.
Em pleno verão, sai uma notícia dessas. Eu vejo como um acontecimento muito grave para as marcas avaliadas, e nenhuma das organizações, ao meu ver, responderam de maneira satisfatória aos resultados notíciados.
A avaliação das marcas de protetor solar está no jornal O Estado de São Paulo, do dia 1 de dezembro de 2009, no caderno Nacional/Vida&, com o título: "Só 2 filtros solares passam em teste.", e as respostas das empresas estão na matéria: "Empresas discordam de resultados.", do mesmo dia e mesmo caderno do Estadão.
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