segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Branding, prestígio da marca requer investimento de tempo e dinheiro.

O jornal O Estado de São Paulo é o veículo de comunicação e o jornal mais admirado segundo a pesquisa elaborada pelo Grupo Troiano de Branding. O Estado de São Paulo é líder pela sexta vez no ranking IPM.

A pesquisa é feita a dez anos e se chama Índice de Prestígio de Marca (IPM) e tem os seguintes critérios:
  • credibilidade;
  • conteúdo;
  • independência editorial;
  • defesa da ética;
  • postura ética;
  • atendimento ao cliente;
  • atendimento ao fornecedor;
  • eficácia em lidar com a publicidade;
  • competência dos profissionais do meio;
  • inovação do produto final;
  • criatividade do produto final.
O IPM de 2009 teve por base 809 questionários recolhidos em pesquisa do Instituto Qualibest.

Os mais admirados veículos de comunicação são: O Estado de São Paulo com 71 ptos, Globo com 67 ptos, Veja com 55 ptos, CBN com 53 ptos, Google com 52 ptos e Globo News com 44 ptos.

Os jornais mais admirados são: O Estado de São Paulo com 71 ptos, Folha de São Paulo com 69 ptos, Valor Econômico com 54 ptos, O Globo com 51 ptos, Zero Hora com 40 ptos e Estado de Minas com 38 ptos.

Os valores de IPM subiram em média 2 pontos e os pontos do Estadão subiram 6 pontos.

Construir branding requer tempo e dinheiro, além de manutenção constante de investimento em publicidade.

Quando uma marca tem prestígio e reconhecimento, ela se destaca no mercado e isto influência a compra de mídia e valoriza o espaço que é vendido, mas também é necessário ter uma marca estabilizada, isso é, presença constante no IPM.

De acordo com Troiano, o IPM é uma ferramenta poderosa para alimentar e estimular receitas comerciais e não apenas um título honorífico de distinção.

Informações do jornal O Estado de São Paulo de 13 de dezembro de 2009, no caderno de Economia sob o título: "'Estado' é o veículo de comunicação mais admirado.".

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