A pesquisa é feita a dez anos e se chama Índice de Prestígio de Marca (IPM) e tem os seguintes critérios:
- credibilidade;
- conteúdo;
- independência editorial;
- defesa da ética;
- postura ética;
- atendimento ao cliente;
- atendimento ao fornecedor;
- eficácia em lidar com a publicidade;
- competência dos profissionais do meio;
- inovação do produto final;
- criatividade do produto final.
Os mais admirados veículos de comunicação são: O Estado de São Paulo com 71 ptos, Globo com 67 ptos, Veja com 55 ptos, CBN com 53 ptos, Google com 52 ptos e Globo News com 44 ptos.
Os jornais mais admirados são: O Estado de São Paulo com 71 ptos, Folha de São Paulo com 69 ptos, Valor Econômico com 54 ptos, O Globo com 51 ptos, Zero Hora com 40 ptos e Estado de Minas com 38 ptos.
Os valores de IPM subiram em média 2 pontos e os pontos do Estadão subiram 6 pontos.
Construir branding requer tempo e dinheiro, além de manutenção constante de investimento em publicidade.
Quando uma marca tem prestígio e reconhecimento, ela se destaca no mercado e isto influência a compra de mídia e valoriza o espaço que é vendido, mas também é necessário ter uma marca estabilizada, isso é, presença constante no IPM.
De acordo com Troiano, o IPM é uma ferramenta poderosa para alimentar e estimular receitas comerciais e não apenas um título honorífico de distinção.
Informações do jornal O Estado de São Paulo de 13 de dezembro de 2009, no caderno de Economia sob o título: "'Estado' é o veículo de comunicação mais admirado.".
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