sábado, 12 de dezembro de 2009

Marketing Esportivo.

Vulcabrás-Azaléia fornece material esportivo para São Paulo (Reebok), Flamengo, Internacional e Cruzeiro (Reebok).

Ela é dona das marcas Olympicos e detém os direitos da marca Reebok no Brasil.

A marca Olympicos fez sua estreia no futebol como patrocinador em julho deste ano e atingirá a venda de 1 milhão de camisetas ainda neste ano de 2009.

O acordo com o Flamengo terá duração de um ano e prevê o pagamento de R$ 5 milhões em luvas, R$ 7 milhões em material e garantia mínima de R$ 8 milhões em royaties pela venda das camisas, em caso de atingir 1 mihão de camisas vendidas dentro de um ano. A empresa se comprometeu a investir R$ 8 milhões na abertura de 11 lojas temáticas e no Museu do Flamengo, que foi projetado nos moldes do Museu do Futebol em São Paulo.

A entrada nesse segmento tem como objetivo aumentar a relevância das vendas de têxteis da marca dentro do negócio da Vulcabrás-Azalélia e o diretor de marketing esportivo Túlio Formicola Filho diz que se apoiar na paixão dos torcedores é garantia de maior espaço no mercado de vestuário.

O São Paulo vende cerca de 500 mil camisetas a.a., e o Corinthians é o líder do ranking de vendas, com 700 mil a.a., de acordo com estimativas do mercado.

A Vulcabrás-Azaleía comprou uma cota de patrocíonio da Copa do Mundo de 2010 por R$ 81,8 milhões.

Um breve resumo da estratégia de marketing esportivo da Vulcabrás-Azaléia:


  • Patrocínio de 4 times de futebol: São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Flamengo;
  • Negociação com o Flamengo com estipulação de meta, esta de vender 1 milhão de camisetas em 12 meses;
  • Aposta de apoiar sua estratégia em uma paixão nacional;
  • Ter duas marcas esportivas: os direitos de marca da Reebok e ser dona da marca Olympicos;
  • Abrir lojas temáticas e investir no projeto do Museu do Flamengo;
  • Comprou cota de patrocínio da Copa do Mundo de 2010, que será na África do Sul.
Notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 6 de dezembro de 2009, no caderno de economia, sob o título, “Vulcabrás disputa ‘final’ do brasileiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário