domingo, 29 de novembro de 2009

Novos universitários.

Os consumidores emergentes estão com tudo. A classe C está crescendo de forma vertiginosa dentro das faculdades e unis.
Em resumo estes alunos têm o perfil batalhador (trabalham e pagam seus estudos), entram mais tarde na faculdade, são conservadores, religiosos e seus ídolos podem ser qualquer um de qualquer área.

Dados:

  • dos 5,9 milhões de estudantes no ensino superior, 31,4% têm renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos;
  • em 2002 o percentual de estudantes matriculados em curso superior com renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos era de 16,2%;
  • são os próprios estudantes que pagam seus estudos;
  • há um intervalo entre o ensino médio e a entrada na graduação;
  • as mensalidades mais baixas chegam a R$ 180;
  • o crescimento da participação desse classe social nas Unis e Faculdades ocorrem por três fatores:
    • Políticas de Cotas;
    • Programa Universidade para Todos (ProUni);
    • Mensalidades acessíveis;
  • Comportamento desse consumidor:
    • os filmes favoritos são blockbusters;
    • 82,5% são religiosos;
    • 65% dos pais dos estudantes não têm ensino superior;
    • 65% dos estudantes trabalham e estudam;
    • 47,5% experimentaram drogas;
    • 45% se consideram conservadores;
    • Ídolos:
      • para 30% é pais ou parentes;
      • para 17,5% não tem ídolos;
      • 12,5% Deus ou Jesus;
      • outros ídolos citados foram: Ayrton Senna, Frank Sinatra, José Luiz Datena, Lula, Machado de Assis, Max Gehringer, O Rappa, Roberto Justus, Rogério Ceni, Shakira, Silvio Santos, Sun Tzu e Zé Ramalho, isto é: não há padrão.
    • os estudantes da classe C esperam ter o que os pais não tiveram;
    • 70% dos alunos da Estácio de Sá ingressaram na faculdade após quatro anos de formados no ensino médio.
As informações foram retiradas do caderno Estadão.edu do dia 24 de novembro de 2009, do jornal O Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário