sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Logomarca da Febraban é modificada.

A logomarca da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ganhou nova aparência. A nova marca deixou de ter a caixa azul que aprisionava as letras brancas e adotou letras azuis que flutuam sobre um traço.

Os objetivos da mudança são:
  • grafia ter mais leveza;
  • passar a mensagem de maior transparência;
  • se aproximar mais das entidades que representam a população e da própria populalção;
  • apresentar mais abertura;
  • maior disposição para o diálogo;
  • compromisso com a comunidade;
  • abertura e disposição no atendimento das demandas dos bancarizados.
A mudança de logo da Febraban foi motivada pelo crescimento das classes emergentes no mercado de consumo. A classe C é estimada entre 90 milhões e 100 milhões de pessoas e menos da metade é bancarizada, o que é uma grande oportunidade de crescimento e de aumentar a cidadania financeira, proporcionando crédito e acesso aos produtos bancários.

A classe emergente está mexendo com todos os setores da economia, desde educação, indústria de bens de consumo até associações bancárias.

E uma forma de criar ou aumentar o vínculo emocional é com a marca, a qual passa a mensagem da identidade da empresa. Mas é claro que só mudar a marca não trará resultados, e a Febraban tem tomado atitudes para embasar a real mudança de posicionamento.

As medidas que a Febraban tem tomado são:
  • normatização por todos os bancos associados dos ritos de encerramento de contas, visando facilitar esse procedimento;
  • divulgação no site da Febraban de informações sobre a cobrança de serviços bancários, para facilitar a comparação de preços;
  • incorporação de procedimentos de finanças sustentáveis e já até assinaram o Protoco Verde do Ministério do Meio Ambiente;
  • está em projeto de educação financeira.
O investimento na mudança da logomarca foi de R$ 2 milhões e foi feita pela A10 design.

De acordo com o IBGE os serviços de intermediação financeira representam 6,8% do PIB, que é da ordem de R$ 2,9 trilhões.

As informações desta postagem foram baseadas na matéria: "Febraban muda logomarca em busca de nova imagem.", do jornal O Estado de São Paulo, do dia 27 de novembro de 2009, do caderno de Economia.

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