quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Companhias aéreas continua tendo mais clientes corporativos.

A participação dos executivos em viagens de negócios ainda é responsável por 68% das passagens aéreas no Brasil.

Na TAM o percentual de clientes pessoa jurídica é de 75% e na Gol/Varig é de 62%. E a participação da TAM em agências de viagens corporativas é de 52% enquanto a Gol/Varig é de 40,7%.

O mercado doméstico no terceiro trimestre de 2009 expandiu 26%, e o ritmo histórico de crescimento é de 2,5 vezes a expansão do PIB, isso de acordo com o presidente da TAM, Líbano Barroso. A estimada de expansão do PIB para 2010 é de 5% em 2010.

Apesar das notícias que alardeavam a ascensão da classe C e D como promissora consumidora de viagens aéreas, os preços continuam inacessíveis e o cliente corporativo continua liderando a participação nesse tipo de transporte.

Mas o cenário indica que os consumidores emergentes irão viajar mais de avião e assim equilibrar a participação entre viagens a turismo e viagens a negócios, pois os prazos de pagamento estão maiores e as empresas estão começando a vender passagens mais baratas quando compradas com antecedência, estimulando quem pode planejar férias e viagens. Minha percepção é que os consumidores emergentes têm mais facilidade em planejar férias, já que altos executivos e empresários dependem de muitos fatores externos para saírem de férias ou aproveitarem um feriado prolongado.

Muitas informações desta postagem foram retiradas da matéria: "Viagens de negócios aquecem mercado aéreo.", do jornal O Estado de São Paulo, do dia 24 de novembro de 2009, do caderno de Negócios/Economia.

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