domingo, 22 de novembro de 2009

Marketing holístico, o desafio é integrar.

Num excelente editorial do site Mundo do Marketing, o editor chefe Bruno Mello, fala sobre todas as vertentes do marketing e da falta de integração entre elas, mas aí é que mora o a dificuldade, na integração.

 
Hoje as empresas continuam num processo de integração dos departamentos de logística, finanças, vendas, marketing, serviços ao consumidor, pesquisa e desenvolvimento e gestão de pessoas, para todos se alinharem e assim trabalharem para atingir os objetivos da organização, mas não há sistema que o faça funcionar se as pessoas não forem orientadas e não abraçarem a idéia.

 
As várias vertentes do marketing e suas funções são:

 
  • Branding: gerenciar a marca. O que os consumidores sentem pela marca;
  • CRM: gerenciar os perfis dos clientes; 
  • Endomarketing: marketing interno;
  • Marketing digital: gerencia a interação com o consumidor on-line;
  • Pesquisa de marketing: quantos são, onde estão, qual o recall das ações;
  • Marketing estratégico: mensurar, segmentar e resultados (ROI);
  • Comportamento do consumidor: conhecer a fundo o seu consumidor e os futuros consumidores do teu produto;
  • Sociólogos e antropólogos: entender a sociedade e as tendências de comportamento;
  • Designer: embalagem;
  • Trade marketing: interação no ponto de venda, comportamento do shopper e gerenciamento de categoria; 
  • Inovação: desenvolver novos produtos ou simplesmente atualizar os antigos;
  • Sustentabilidade: produção, reciclagem, o produto tem que ser ou começar a ser sustentável, desde a matéria-prima até a produção e descarte.

  Ufa, entender e integrar tudo isso é que é o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário