segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Novas mídias, novo marketing, novos pontos de contato.

Com o avanço tecnológico, novas mídias surgiram, um novo marketing está se desenvolvendo e novos pontos de contato com os consumidores estão começando a ser gerenciados e hoje já é possível a comunicação um a um (one to one).

Algumas das mudanças que podem ser citadas são: na mala direta, no sac, na interação que o consumidor tem com a marca e no organograma da área de marketing.

A mala direta se transformou em envio de informações via internet ou via mensagem de texto de celular (torpedo ou SMS) e o SAC da Nestlé entrará em operação também usando SMS via celular.

A L'Oreal fez o lançamento da nova coloração de tintura para cabelos da marca, utilizando uma página da internet onde você informa o seu número de telefone e recebe uma ligação da celebridade Grazzi Massafera contando o que a está deixando tão feliz, neste caso, a nova coloração de tintura da L'Oreal.

O organograma de marketing ganhou uma nova posição, a do executivo de mídia, que é o responsável por cuidar apenas da programação de mídia, ou seja, escolher qual canal de comunicação vai utilizar para passar sua mensagem publicitária para cada necessidade de produto.

A interação com a marca foi tão facilitada que há casos interessantes de mudanças de estratégias de marca que foram impulsionadas pelo consumidor. Este é o caso do Nescau tradicional, que voltou as prateleiras por causa das queixas dos consumidores que se utilizaram das redes sociais e de comunidades com o nome de: "Eu quero meu Nescau de volta.".

Executivos da Unilever e da Nestlé já aderiram às nova mídias.

Mario Castelar que publicou o livro "O Marketing da Nova Geração." diz que as estratégias de marketing devem partir da aceitação de que o mundo interconectado criou condições de comunicação um a um.

Um grande vantagem é que o consumidor escolhe o que quer receber e de quem quer receber, o que proporciona uma interação de qualidade e com sentimento.

Essa postagem foi baseada na matéria "Empresas se adptam ao novo marketing.", do jornal O Estado de São Paulo de 23 de novembro de 2009, do caderno Negócios/Economia.

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