domingo, 8 de agosto de 2010

O mito de que um plano de marketing é financeiramente inacessível

Mitos

Plano de Marketing só para grandes empresas. Em relação ao marketing há vários mitos, um deles é o mito de que um plano de marketing e a sua execução é financeiramente inacessível. Segundo o publicitário Alexandre Costa, o investimento pode ficar em torno de R$ 5.000,00.

Ações na Internet tem custo zero (0). Este é outro mito bem atual, que de acordo com Martha Gabriel, do Instituto Nacional de Pós-graduação, a internet é uma mídia mais acessível, mas deve envolver o trabalho de profissionais da área. http://almirfb.blogspot.com/2010/03/internet-como-canal-de-vendas.html

Pré-conceito sobre Plano de Marketing

Um plano de marketing é sempre associado às estratégias de comunicação, como divulgação e identidade visual, e a grande maioria só conhece meios de divulgação como mídias de massa ou planfletos, sem saber que há muitas possibilidades entre as duas pontas, segundo Daniela Khauaja e Gustavo Carrer, ela da ESPM e ele do Sebrae-SP.

Ainda segundo Daniela Khauaja, o marketing é uma veia estratégica, que perpassa o plano de negócios, posicionamento, público-alvo e preço.

Diferenciação

Um dos resultados de um bom Plano de Marketing é a Diferenciação.

Pela experiência de Maurício, dono da lanchonete Mortadela Brasil, localizada no mezanino do Mercado Municipal, diferenciação é fazer as coisas de forma diferente da concorrência, e assim, atrair o cliente e fidelizá-lo.

O investimento em um plano de marketing pode significar a diferença entre deixar o mercado ou se consolidar.

Plano de Marketing | Alguns pontos abordados

Um ponto abordado no plano de marketing é a marca, e para estabelecer boas ações para a marca, é preciso antes:
  1. Conhecer seu próprio negócio e refletir sobre ele:
    1. Qual é o produto ou serviço oferecido?
    2. Como se dará essa oferta?
    3. Qual é o público-alvo?
  2. Estar atento à concorrência:
    1. Existe nela algo igual ou parecido com o que você pretende vender?
    2. Deu certo?
Esses são dois pontos estudados em um plano de marketing, e com relação à marca ter em mente que:

Este é um outro ponto abordado, e é com base nas variáveis anteriores que A MARCA é feita e deve-se ter em mente que:

     3.    Marca:
    1. A marca deve ter uma identidade visual eficiente;
    2. Ela deve ser divulgada de maneira efetiva.
Pesquisa Sebrae divulgada no ano passado

De acordo com o Sebrae, 30% das micro e pequenas empresas abertas no país fecham as portas antes de completarem um ano.

O principal motivo com 85% é a falta de conhecimento de marketing, sendo que a ferramenta menos utilizada é a pesquisa de mercado, que não é utilizada por 93% desses empresários.

Veja gráfico abaixo:


O que motiva o empresário a fazer um Plano de Marketing ou a contratar uma consultoria de marketing?

O que normalmente motiva o empresário a fazer um Plano de Marketing é a preocupação em se consolidar no mercado.

Tip – Dica | Good, Effective and Cheap – Bom, Eficiente e Barato

O boca-a-boca é o método essencial de marketing para empresas pequenas. Ações simples, como: cadastro de clientes, mala direta, ações promocionais, cartão de aniversário são meios simples e que são eficientes, segundo Gustavo do Sebrae-SP.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 8 de agosto de 2010, do caderno de Oportunidades, com o título: “Estratégias para não cair no esquecimento.”.

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