Plano de Marketing só para grandes empresas. Em relação ao marketing há vários mitos, um deles é o mito de que um plano de marketing e a sua execução é financeiramente inacessível. Segundo o publicitário Alexandre Costa, o investimento pode ficar em torno de R$ 5.000,00.
Ações na Internet tem custo zero (0). Este é outro mito bem atual, que de acordo com Martha Gabriel, do Instituto Nacional de Pós-graduação, a internet é uma mídia mais acessível, mas deve envolver o trabalho de profissionais da área. http://almirfb.blogspot.com/2010/03/internet-como-canal-de-vendas.html
Pré-conceito sobre Plano de Marketing
Um plano de marketing é sempre associado às estratégias de comunicação, como divulgação e identidade visual, e a grande maioria só conhece meios de divulgação como mídias de massa ou planfletos, sem saber que há muitas possibilidades entre as duas pontas, segundo Daniela Khauaja e Gustavo Carrer, ela da ESPM e ele do Sebrae-SP.
Ainda segundo Daniela Khauaja, o marketing é uma veia estratégica, que perpassa o plano de negócios, posicionamento, público-alvo e preço.
Diferenciação
Um dos resultados de um bom Plano de Marketing é a Diferenciação.
Pela experiência de Maurício, dono da lanchonete Mortadela Brasil, localizada no mezanino do Mercado Municipal, diferenciação é fazer as coisas de forma diferente da concorrência, e assim, atrair o cliente e fidelizá-lo.
O investimento em um plano de marketing pode significar a diferença entre deixar o mercado ou se consolidar.
Plano de Marketing | Alguns pontos abordados
Um ponto abordado no plano de marketing é a marca, e para estabelecer boas ações para a marca, é preciso antes:
- Conhecer seu próprio negócio e refletir sobre ele:
- Qual é o produto ou serviço oferecido?
- Como se dará essa oferta?
- Qual é o público-alvo?
- Estar atento à concorrência:
- Existe nela algo igual ou parecido com o que você pretende vender?
- Deu certo?
Este é um outro ponto abordado, e é com base nas variáveis anteriores que A MARCA é feita e deve-se ter em mente que:
3. Marca:
- A marca deve ter uma identidade visual eficiente;
- Ela deve ser divulgada de maneira efetiva.
De acordo com o Sebrae, 30% das micro e pequenas empresas abertas no país fecham as portas antes de completarem um ano.
O principal motivo com 85% é a falta de conhecimento de marketing, sendo que a ferramenta menos utilizada é a pesquisa de mercado, que não é utilizada por 93% desses empresários.
Veja gráfico abaixo:
O que normalmente motiva o empresário a fazer um Plano de Marketing é a preocupação em se consolidar no mercado.
Tip – Dica | Good, Effective and Cheap – Bom, Eficiente e Barato
O boca-a-boca é o método essencial de marketing para empresas pequenas. Ações simples, como: cadastro de clientes, mala direta, ações promocionais, cartão de aniversário são meios simples e que são eficientes, segundo Gustavo do Sebrae-SP.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 8 de agosto de 2010, do caderno de Oportunidades, com o título: “Estratégias para não cair no esquecimento.”.
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