Classe E
Características
- Esse consumidor está no estágio zero do consumo;
- Tem renda muito baixa, o que limita o leque de produtos a que tem acesso;
- Em geral, mora de aluguel na periferia ou vive em áreas rurais;
- Muitos dependem de subsídios do governo ou de programas sociais;
- renda familiar de 0 à R$ 510; de zero (0) salário mínimo à 1 salário mínimo.
- potencial de compra para 2010: R$ 140 milhões.
Cesta de produtos
- Ensino na escola pública;
- Geladeira de uma porta;
- Móveis usados;
- Televisão de tubo;
- Celular pré-pago.
Classe D
Características
- Esse extrato social ainda tem demandas muito básicas a ser atendidas;
- Começa a equipar a casa com os eletrodomésticos mais baratos;
- Alguns já conseguem pagar o ensino fundamental particular para os filhos;
- É nesse estágio de consumo que há as primeiras experiências com crédito, como a aquisição de um carro usado ou de um imóvel na periferia;
- renda familiar entre 1 salário mínimo e 3 salários: R$ 510 à R$ 1.530;
- potencial de compra para 2010: R$ 386 bilhões.
Cesta de produtos
- Apartamento de 2 quartos na periferia;
- Ensino fundamental particular;
- Acesso discado à internet ou fora de casa;
- Forno de micro-ondas;
- Moto e ou carro usado;
- Móveis de lojas populares;
- Televisão de tela plana.
Classe C
Características
- Passa a participar intensamente do mercado consumidor, amparado, sobretudo, pelo crédito;
- Procura novidades em eletroeletrônicos e experimenta novos produtos no supermercado;
- Ainda depende muito do preço baixo;
- Já tem renda para a primeira viagem nacional de avião e para um curso superior privado;
- renda familiar entre 3 salários mínimos e 10 salários: R$ 1.531 à R$ 5.100;
- potencial de compra para 2010: R$ 428 bilhões.
Cesta de produtos
- Primeira viagem nacional de avião;
- Computador e acesso à internet em casa;
- Faculdade particular;
- Carro novo popular;
- Máquina de lavar roupas;
- Imóvel na periferia;
- Móveis planejados;
- Geladeira duas portas;
- Televisão de tela fina.
Classe B
Características
- Debuta em hábitos mais sofisticados;
- Viaja e estuda no exterior;
- O crédito permite antecipar o consumo de itens associados à classe A;
- Não consegue comprar tudo o que gostaria e tem de ser seletivo;
- renda familiar entre 10 salários e 20 salários mínimos: R$ 5.101 à R$ 10.200;
- potencial de compra para 2010: R$ 331 bilhões.
Cesta de produtos
- Geladeira Side by Side;
- Imóvel em bairro nobre;
- Laptop em casa;
- Carro novo equipado;
- Primeira viagem internacional a lazer;
- Smartphone pós-pago;
- Cursos no exterior;
- Home theater com tv de tela fina.
Classe A
Características
- Consome produtos e serviços de primeira linha;
- Adere de imediato a novos padrões de tecnologia;
- Investe em exclusividade e marcas de luxo;
- Poder fazer uma graduação ou pós no exterior;
- Financia apenas bens de alto valor, como imóveis, carros e lanchas;
- renda familiar acima de 20 salários mínimos: R$ 10.201;
- potencial de compra para 2010: R$ 221 bilhões.
Cesta de produtos
- Carro importado;
- Móveis de design;
- Faculdade no exterior;
- Marcas de luxo;
- Imóvel em condomínio de luxo.
Notícias da Revista Exame, matéria de capa, “Consumo: A força que move a economia”, pág. 20 a pág. 29, de Fabiane Stefano, edição 972, nº 13, 28 de julho de 2010 e matéria do caderno de Economia & Negócios do jornal O Estado de São Paulo, de 2 de agostos de 2010, com o título: “Classe D já supera B em poder de consumo.”
Gostei da matéria.
ResponderExcluirOlá, muito boa a matéria, teria as fontes?
ResponderExcluirestá ali em cima, sorry!!
Excluir