sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O que cada classe social consome?

Classe E

Características

  • Esse consumidor está no estágio zero do consumo;
  • Tem renda muito baixa, o que limita o leque de produtos a que tem acesso;
  • Em geral, mora de aluguel na periferia ou vive em áreas rurais;
  • Muitos dependem de subsídios do governo ou de programas sociais;
  • renda familiar de 0 à R$ 510; de zero (0) salário mínimo à 1 salário mínimo.
  • potencial de compra para 2010: R$ 140 milhões.

Cesta de produtos

  • Ensino na escola pública;
  • Geladeira de uma porta;
  • Móveis usados;
  • Televisão de tubo;
  • Celular pré-pago.

Classe D

Características

  • Esse extrato social ainda tem demandas muito básicas a ser atendidas;
  • Começa a equipar a casa com os eletrodomésticos mais baratos;
  • Alguns já conseguem pagar o ensino fundamental particular para os filhos;
  • É nesse estágio de consumo que há as primeiras experiências com crédito, como a aquisição de um carro usado ou de um imóvel na periferia;
  • renda familiar entre 1 salário mínimo e 3 salários: R$ 510 à R$ 1.530;
  • potencial de compra para 2010: R$ 386 bilhões.

Cesta de produtos

  • Apartamento de 2 quartos na periferia;
  • Ensino fundamental particular;
  • Acesso discado à internet ou fora de casa;
  • Forno de micro-ondas;
  • Moto e ou carro usado;
  • Móveis de lojas populares;
  • Televisão de tela plana.

Classe C

Características

  • Passa a participar intensamente do mercado consumidor, amparado, sobretudo, pelo crédito;
  • Procura novidades em eletroeletrônicos e experimenta novos produtos no supermercado;
  • Ainda depende muito do preço baixo;
  • Já tem renda para a primeira viagem nacional de avião e para um curso superior privado;
  • renda familiar entre 3 salários mínimos e 10 salários: R$ 1.531 à R$ 5.100;
  • potencial de compra para 2010: R$ 428 bilhões.

Cesta de produtos

  • Primeira viagem nacional de avião;
  • Computador e acesso à internet em casa;
  • Faculdade particular;
  • Carro novo popular;
  • Máquina de lavar roupas;
  • Imóvel na periferia;
  • Móveis planejados;
  • Geladeira duas portas;
  • Televisão de tela fina.

Classe B

Características

  • Debuta em hábitos mais sofisticados;
  • Viaja e estuda no exterior;
  • O crédito permite antecipar o consumo de itens associados à classe A;
  • Não consegue comprar tudo o que gostaria e tem de ser seletivo;
  • renda familiar entre 10 salários e 20 salários mínimos: R$ 5.101 à R$ 10.200;
  • potencial de compra para 2010: R$ 331 bilhões.

Cesta de produtos

  • Geladeira Side by Side;
  • Imóvel em bairro nobre;
  • Laptop em casa;
  • Carro novo equipado;
  • Primeira viagem internacional a lazer;
  • Smartphone pós-pago;
  • Cursos no exterior;
  • Home theater com tv de tela fina.

Classe A

Características

  • Consome produtos e serviços de primeira linha;
  • Adere de imediato a novos padrões de tecnologia;
  • Investe em exclusividade e marcas de luxo;
  • Poder fazer uma graduação ou pós no exterior;
  • Financia apenas bens de alto valor, como imóveis, carros e lanchas;
  • renda familiar acima de 20 salários mínimos: R$ 10.201;
  • potencial de compra para 2010: R$ 221 bilhões.

Cesta de produtos

  • Carro importado;
  • Móveis de design;
  • Faculdade no exterior;
  • Marcas de luxo;
  • Imóvel em condomínio de luxo.

Notícias da Revista Exame, matéria de capa, “Consumo: A força que move a economia”, pág. 20 a pág. 29, de Fabiane Stefano, edição 972, nº 13, 28 de julho de 2010 e matéria do caderno de Economia & Negócios do jornal O Estado de São Paulo, de 2 de agostos de 2010, com o título: “Classe D já supera B em poder de consumo.”

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