quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Marcas regionais ganharam mais espaço em 2010

Segundo a 38ª Pesquisa Nacional de Reconhecimento de Marcas, feita pela revista Supermercado Moderno, as marcas regionais estão ganhando mais espaço no varejo, passando de 84 para 95, o número de marcas regionais líderes nos segmentos de alimentos, higiene e limpeza e bazar.

Gráfico




A Pesquisa
  • Foram entrevistados 1.416 empresários do setor de supermercados;
  • As entrevistas foram feitas em Janeiro de 2010;
  • O coordenador da pesquisa foi Valdil Orsetti.

Conclusões da Pesquisa
  • Aumento do peso das marcas regionais entre os produtos líderes;
  • 128 marcas diferentes entre as 3 mais vendidas para cada 191 categorias de produtos, resultando em 24.448 marcas na liderança (128 marcas diferentes X 191 categorias);
  • Dispersão do mercado de marcas das categorias de higiene e limpeza, bazar e alimentos;
  • Força das marcas regionais;
  • Regiões Sul (22%), Sudeste (19%) e Grande São Paulo (17%) com o maior número de marcas regionais líderes em vendas, representando 58% do total.

Gráfico
                               

Fatores que estão fortificando as marcas regionais
  • Estabilidade Econômica que propiciou às empresas menores melhorar a qualidade dos produtos e ainda assim, manter os preços menores do que as marcas líderes globais;
  • Preço menor;
  • Qualidade semelhante às marcas globais;
  • Com o movimento de aquisições e fusões, os grandes varejos descobriram que era importante manter o mix de produtos local, como foi o caso do Walmart, onde as marcas regionais representam de 20% a 40% do faturamento;
  • Logística;
  • Marca regional como bandeira da preservação da identidade local, segundo Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 18 de agosto de 2010, do caderno de Economia &  Negócios, com o título: “Marcas regionais ganham espaço entre as líderes de vendas no varejo.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário