Gráfico
A Pesquisa
- Foram entrevistados 1.416 empresários do setor de supermercados;
- As entrevistas foram feitas em Janeiro de 2010;
- O coordenador da pesquisa foi Valdil Orsetti.
Conclusões da Pesquisa
- Aumento do peso das marcas regionais entre os produtos líderes;
- 128 marcas diferentes entre as 3 mais vendidas para cada 191 categorias de produtos, resultando em 24.448 marcas na liderança (128 marcas diferentes X 191 categorias);
- Dispersão do mercado de marcas das categorias de higiene e limpeza, bazar e alimentos;
- Força das marcas regionais;
- Regiões Sul (22%), Sudeste (19%) e Grande São Paulo (17%) com o maior número de marcas regionais líderes em vendas, representando 58% do total.
Gráfico
Fatores que estão fortificando as marcas regionais
- Estabilidade Econômica que propiciou às empresas menores melhorar a qualidade dos produtos e ainda assim, manter os preços menores do que as marcas líderes globais;
- Preço menor;
- Qualidade semelhante às marcas globais;
- Com o movimento de aquisições e fusões, os grandes varejos descobriram que era importante manter o mix de produtos local, como foi o caso do Walmart, onde as marcas regionais representam de 20% a 40% do faturamento;
- Logística;
- Marca regional como bandeira da preservação da identidade local, segundo Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 18 de agosto de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Marcas regionais ganham espaço entre as líderes de vendas no varejo.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário