segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Danone planeja dobrar faturamento em 2 anos

A Danone Brasil dentro do grupo Danone
  • Brasil é o 6º mercado da Danone no mundo;
  • Junto às filiais americana e russa, o Brasil terá que responder por 60% do faturamento do grupo até 2012.
  • A Danone é líder de mercado no Brasil, com 35% de participação de mercado.
Metas da Danone Brasil
  • Dobrar o faturamento até 2012;
  • Dobrar o consumo de iogurte no Brasil nos próximos anos, e assim atingir 12 quilos per capita por ano.
Estratégias
  1. Crescimento Orgânico;
    • Expansão da produção;
      • Nova fábrica em Maracanaú, no Ceará, responsável por 48 mil toneladas de iogurte por ano;
        • Essa fábrica está localizada estrategicamente no Nordeste, pois a Danone não é líder neste mercado;
      • Provavelmente haverá numa nova fábrica no Sul do país, pois esta região é a bacia leiteira do Brasil;
      • A principal unidade produtora da Danone fica em Poços de Caldas, Minas Gerais e produz 300 mil toneladas de iogurte por ano.
    • Aumento de vendas;
    • Mais aproximação com as classes C, D e E.
  2. Estratégia para conquistar a base da pirâmide social
    • Não lançar produtos novos depois do Activia;
    • Apostas nas marcas existentes;
    • Diversificar formatos das embalagens;
    • Diversificar tamanhos das embalagens;
      • E assim tornar o preço acessível para a população de menor renda.
  3. Investimento em Promoção e Ações de marketing nas duas principais marcas, Danoninho e Activia;
  4. Mais investimento em Promoção e Propaganda. Só a Danone é responsável por 85% do investimento publicitário da categoria.
A Danone mais próxima da base da pirâmide

Segundo a Kantar Worldpanel, entre 2005 e 2009:
  • As vendas da Danone, para as classes D e E, aumentaram 4 X mais do que as da concorrência;
  • As vendas da Danone, para a classe C, aumentaram 3 X mais do que as da concorrência.
Consumo de Iogurte


Caso de sucesso: Activia
  • iogurte funcional;
  • auxilia no funcionamento do intestino;
  • lançado em 2004;
  • marca número 1 do mercado nacional na categoria iogurtes;
  • cresceu 10 x entre 2004 e hoje.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 30 de agosto de 2010, do caderno de Negócios, da coluna Fato Relevante de Clayton Netz, com o título: “Brasil será o motor do crescimento da Danone.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário