quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mercado de Seguro Saúde no Brasil

Dados do Mercado de Seguro Saúde
  • Planos coletivos: 31,5 milhões de segurados e movimentou no ano passado R$ 64,2 bilhões;
  • O mercado de seguro saúde tem 43,2 milhões de segurados no Brasil;
  • Gráfico

  • O mercado é bem pulverizado com 1.200 operadoras;
  • Principais players:
    • Bradesco Saúde, líder de mercado com 2,6 milhões de segurados, o que representa 6% de todo o mercado de segurados;
    • SulAmérica;
    • Amil;
    • Medial;
    • Golden Cross;
    • Unimed Paulistana.
Ambiente Externo | Fator Social
  • Os planos de saúde fazem parte de praticamente todos os planos de benefícios das empresas, com o intuito de reter talentos;
  • Muitos sindicatos já incluem nos acordos a obrigatoriedade do plano de saúde.
Ambiente Externo | Economia
  • Com a estabilização econômica, muitas empresas pequenas e médias estão se fortificando e contratando esse tipo de seguro;
  • A formalização do mercado de trabalho é também um fator que impulsiona o mercado de seguros saúde.
O líder Bradesco Saúde
  • 2,6 milhões de segurados;
  • 6% do número de segurados do Brasil;
  • R$ 3,2 bilhões foi o faturamento no ano passado do Bradesco Saúde;
  • Em 2009, o Bradesco prospectou 150 mil clientes;
  • 15,6% são clientes jurídicos do Plano SPG;
  • 42 mil é o número de clientes empresas do Bradesco Saúde;
  • Os planos individuais representam menos de 9% da carteira total;
  • Para 2010, o Bradesco Saúde pretende atingir R$ 5,4 bilhões de faturamento.

SPG é um Novo produto para um segmento emergente, as pequenas e médias empresas:
  • Produto
    • SPG, que é um seguro para pequenos grupos entre 5 até 99 pessoas;
    • Esse novo seguro já representa 15,6% das 42 mil empresas da carteira de clientes Bradesco Saúde;
    • Esse segmento cresceu 33%, entre janeiro e junho de 2010, o que é praticamente o dobro do crescimento dos planos tradicionais;
    • O Seguro Saúde SPG tem abrangência regional;
    • Menor número de hospitais de primeira linha;
    • A empresa define se a acomodação será enfermaria ou apartamento;
    • Fica a escolha do cliente o valor de reembolso das despesas;
    • A empresa cliente também define se será exigida a coparticipação no patrocínio do plano de saúde.
  • Praças
    • Foi lançado há dois anos, inicialmente, em:
      • São Paulo;
      • Rio de Janeiro;
    • Já está presente em:
      • Belo Horizonte;
      • Blumenau;
      • Salvador;
      • Recife;
      • Campinas.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 18 de agosto de 2010 do caderno de Economia & Negócios, da coluna Fato Relevante de Clayton Netz, com o título: “Hora e vez dos médios e pequenos.”.

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