sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os ciclos do consumo. Três tendências.

1ª Quero Ter Mais – Consumir melhor e mais diversificado

Dos consumidores remediados aos mais abastados, o anseio é melhorar o que já foi conquistado e incorporar o que está fora do orçamento. Aqueles que já superaram as necessidades básicas expandem seu universo de consumo agregando novos itens. Nas classes mais altas, a tendência é de sofisticação. Segundo a consultoria BCG, 26% dos consumidores aceitam gastar mais para comprar produtos melhores.

2ª Quero Saber Mais – Educação para manter e ou melhorar a renda

Investimento em educação e acesso à internet e à TV a cabo são beneficiados por essa tendência. Entre os emergentes, é uma estratégia pragmática: estar mais preparado significa conseguir um emprego melhor no futuro. Isso vale sobretudo para os filhos. Por isso, as escolas de inglês e de informática se multiplicam nas periferias. A educação é valorizada em todas as classes sociais, mas para os mais pobres é o que pavimenta o caminho para uma renda maior e para novos hábitos de consumo.

3ª Quero Experimentar Mais – Experiência é tudo o que quero

É o impulso que motiva boa parte dos consumidores emergentes a viajar de avião pela primeira vez, a conhecer um restaurante ou a passar a frequentar cinemas e teatros. Os novos hábitos ncluem o consumidor em ambientes que ele não conhecia. Isso também vale para as compras no supermercado. De produtos mais saudáveis a guloseimas, o consumidor quer incluir itens que vão além da cesta básica.

Notícia da Revista Exame, matéria de capa, “Consumo: A força que move a economia”, pág. 20 a pág. 29, de Fabiane Stefano, edição 972, nº 13, 28 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário