segunda-feira, 31 de maio de 2010

Marcas próprias são compradas principalmente pelas classes A e B

Segundo a diretora de marcas próprias do WalMart, Júlia Pettini, os grandes compradores de itens de:
  • Alimentação;
  • Higiene;
  • Limpeza,
São os consumidores de maior renda das classes A e B.

Motivação das classes A e B, segundo a diretora do WalMart, é a avaliação custo pelo benefício desses produtos.

Pesquisa da kantar WorldPanel, realizado em março revelou que:


38,7% dos consumidores das classes mais abastadas, A e B, compram às vezes ou sempre produtos de marca própria, enquanto nas classes menos favorecidas, somente 22% compram sempre produtos de marca própria e 30% compram às vezes, o que dá 8,7% de diferença quando comparamos com a compra acontece às vezes e a distância ainda é maior quando a compra é freqüente, dando 16,7% de diferença.

Os dados da Nielsen mostram uma penetração maior das marcas próprias nas classes A e B, que chega a 47%, este é o percentual de consumidores das classes de maior renda que compram produtos de marca própria.

De acordo com Neide Montesano, presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), dois fatores explicam esse comportamento:
  • Consumidores de menor renda ainda fazem compras nos mercados próximos aos seus lares;
  • Por desconhecer as marcas próprias, não se arriscam para não perderem o dinheiro. 
Outro fator seria o status que dá consumir os produtos líderes para as classes C, D e E.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 29 de maio de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Marca própria ganha mais espaço na estratégia do varejo.”.

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