O percentual de estreantes no mercado de carros novos só tem aumentado e atingiu 18% de toda a venda das montadoras no primeiro semestre de 2009, o que dá 260 mil consumidores que compraram o seu primeiro carro zero quilômetro.
Os 5 fatores para esse crescimento são:
- Redução da alíquota de IPI;
- Crédito com juros baixos;
- Prazos mais longos;
- Aumento da renda;
- Estabilidade macroeconômica.
Estratégias para conquistar os debutantes, focadas nas necessidades desses consumidores:
- Produtos desenvolvidos pensando nas classes C e D;
- GM elegeu o Classic, sedã pequeno que custa R$ 28 mil, e foi apontado em pesquisas como o mais adequado;
- Planos de financiamentos desenvolvidos de acordo com as necessidades das classes emergentes;
- GM oferece um plano de financiamento com parcelas decrescentes;
- Pessoas dessas classes sociais se preocupam muito com dívidas.
- Ações de marketing para esse público das classes menos favorecidas, C e D.
- Continuidade do crescimento da participação das Classes C e D na compra de carros novos, podendo chegar a 25% daqui a 5 anos;
- Na GM houve aumento de 20% a 30% nas vendas de carros novos para pessoas que antes compravam usados.
- Redução de preços;
- Facilidade no crédito.
- De acordo com o Banco a recuperação econômica do País desde 2008 colocou no mercado 8 milhões de famílias que agora têm condições financeiras de pagar as prestações de um carro zero quilômetro;
- Em setembro de 2008, 20,7% das famílias podiam pagar as prestações, e hoje esse percentual subiu para 35,6%, o que corresponde a 67,6 milhões de famílias;
- Essas informações foram baseadas nos dados PNAD.
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