quinta-feira, 10 de junho de 2010

Parcela de debutantes na compra de carros novos aumentou no primeiro semestre de 2009

O percentual de estreantes no mercado de carros novos só tem aumentado e atingiu 18% de toda a venda das montadoras no primeiro semestre de 2009, o que dá 260 mil consumidores que compraram o seu primeiro carro zero quilômetro.


Os 5 fatores para esse crescimento são:
  1. Redução da alíquota de IPI;
  2. Crédito com juros baixos;
  3. Prazos mais longos;
  4. Aumento da renda;
  5. Estabilidade macroeconômica.
Depoimento de um consumidor: “A vantagem do carro novo é maior segurança, não ter de se preocupar tanto com a possibilidade de quebra, além de ter o período de garantia.”

Estratégias para conquistar os debutantes, focadas nas necessidades desses consumidores:
  1. Produtos desenvolvidos pensando nas classes C e D;
    1. GM elegeu o Classic, sedã pequeno que custa R$ 28 mil, e foi apontado em pesquisas como o mais adequado;
  2. Planos de financiamentos desenvolvidos de acordo com as necessidades das classes emergentes;
    1. GM oferece um plano de financiamento com parcelas decrescentes;
    2. Pessoas dessas classes sociais se preocupam muito com dívidas.
  3. Ações de marketing para esse público das classes menos favorecidas, C e D.
Novas características do mercado automobilístico
  • Continuidade do crescimento da participação das Classes C e D na compra de carros novos, podendo chegar a 25% daqui a 5 anos;
    • Na GM houve aumento de 20% a 30% nas vendas de carros novos para pessoas que antes compravam usados.
  • Redução de preços;
  • Facilidade no crédito.
Mercado Potencial, de acordo com o Santander o mercado de carros novos é bem auspicioso
  • De acordo com o Banco a recuperação econômica do País desde 2008 colocou no mercado 8 milhões de famílias que agora têm condições financeiras de pagar as prestações de um carro zero quilômetro;
  • Em setembro de 2008, 20,7% das famílias podiam pagar as prestações, e hoje esse percentual subiu para 35,6%, o que corresponde a 67,6 milhões de famílias;
  • Essas informações foram baseadas nos dados PNAD.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 30 de maio de 2010 do caderno de Economia, com os títulos: “Novo consumidor leva 18% dos carros.”, “É típico do país com renda alta, diz consultor.”.

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