segunda-feira, 31 de maio de 2010

As três grandes do varejo de alimentos apostam nas marcas próprias


No ranking por faturamento em 2009, o Pão de Açúcar é o líder com 26,2%, seguido pelo Carrefour com 25,6% e em terceiro vem o WalMart, com 19,7% do faturamento total dentre as TOP 20 de varejo de aliemntos.

Estratégia do Pão de Açúcar
  • Extinguiu as marcas próprias Extra, CompreBem e Pão de Açúcar e ficou somente com a marca Qualitá.
Estratégias do Carrefour
  • Acabou de lançar duas novas linhas;
    • Produtos infantis;
    • Produtos para animais domésticos.
Estratégias do Walmart para suas marcas próprias
  • Com os processos de aquisição que a empresa fez, ela acabou ficando com 5 marcas, mas elas serão unificadas;
  • Nacional, Mercadorama, Big e Great Value irão se tornar Bompreço;
  • Dobrar a participação da marca própria no faturamento;
  • Ampliar em 20% as vendas de marca própria neste ano.
Vantagens das marcas próprias
  • Redução de custos, já que a marca própria custa entre 10% e 30% menos do que produtos semelhantes de marcas líderes;
  • Com os custos mais baixos é possível ter preços entre 5% e 10% mais baixos;
  • Redução do número de fornecedores;
  • Preços mais competitivos.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 29 de maio de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Marca própria ganha mais espaço na estratégia do varejo.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário