terça-feira, 11 de maio de 2010

Ovomaltine

Dona da marca Ovomaltine
  • Associated British Foods (ABF) comprou a Ovomaltine da farmacêutica Novartis em 2002.
Concorrentes da marca Ovomaltine
  • Nescau, da Nestlé;
  • Toddy, da Quaker, que faz parte do grupo Pepsico.
Estratégias de expansão em 5 frentes e em 2 P’s (daqueles famosos P’s de MKT, Produto, Preço, Praça e Promoção)
  1. Novos parceiros
    1. Saída da Novartis;
    2. Entrada da Pandurata;
      1. A ABF tirou a distribuição da Novartis, e passou essa atividade para a Pandurata Alimentos, controlada pela Bauducco e pela Visconti, já que o portfólio dos produtos e clientes tem grande afinidade.
    3. Entrada da Cargill
      1. Com a Cargill, que tem vasta experiência no mercado de Food Service (mercado de alimentação fora de casa), a Ovomaltine entrou nesse nicho de mercado e passou a ter seu produto distribuído em restaurantes, lanchonetes, sorveterias e cafés.
  2. Nova distribuição (Distribuição/Praça)
    1. Com a entrada da Pandurata o número de pontos de vendas passou de 14 mil para 21 mil, um crescimento de 50%;
    2. A Cargill conseguiu levar o Ovomaltine para cerca de 3.000 mil restaurantes, lanchonetes, sorveterias e cafés;
    3. Foi reforçada a presença da marca no sul do país, onde o Ovomaltine tinha menos força.
  3. Publicidade (Promoção)
    1. Mídia eletrônica, voltando para a televisão, com a campanha Ovomaltine Forever (http://www.ovomaltineforever.com.br/#/campanha ).
  4. Trade Marketing (Promoção)
    1. Reforço da marca dentro do supermercado
      1. Compra de espaços nobre
        1. Pontas de gôndolas (as quinas dos corredores), que dá maior visibilidade;
        2. Participando dos folhetos promocionais das redes varejistas.
  5. Novo público-alvo - Nicho de mercado
    1. Food Service
      1. Food Service que é o mercado de alimentos fora do lar
        1. Restaurantes;
        2. Lanchonetes;
        3. Sorveterias;
        4. Cafés.
      2. Ficou a cargo da Cargill que tem muita experiência nesse mercado.
Resultados
  • Em 1 ano, o consumo aumentou 65%.
  • Em 2 anos, o faturamento do Ovomaltine cresceu 96%.
Essas mudanças começaram há dois anos.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 11 de maio de 2010 do caderno de Economia & Negócios com o título: “Ovomaltine inova e dobra a receita”.

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