Perguntam-se quais os motivos para que parte dos consumidores comprarem os lançamentos sabendo que:
- O produto após alguns meses estará mais barato;
- O produto terá novas versões, estas com muitas melhorias;
- O consumidor não tem como avaliar o real valor do novo produto.
- O primeiro comprador está em busca de uma espécie de limite do preço;
- As pessoas que fazem fila para comprar novidades são responsáveis por passar informações importantes sobre o produto recém-lançado para outros consumidores, segundo Jonah Berger, professor assistente de Marketing na Wharton School da Universidade da Pensilvânia;
- Para Dam Ariely, professor de teoria econômica comportamental na Duke University, “Não tem a ver com análise de custo-benefício.”, isso está mais relacionado à expressão da identidade do consumidor;
- Esses consumidores estão pagando pela exibição de seus produtos novíssimos ou pela imagem de vanguardistas;
- Essas pessoas pagam pelo reconhecimento público.
- Se todos os compradores se empenhassem em pagar apenas o preço justo e adotassem sempre o critério do esperar para ver, os novos produtos jamais decolariam ou então levariam muito mais tempo para ter sucesso no mercado;
- E as primeiras vendas permitem às empresas reavaliar seus conhecimentos e também oferecer preços mais baixos para os demais consumidores.
Exemplo do preço e custo do IPad
A Apple irá lançar uma versão com 64 gibabytes e conectado a rede de celular da AT&T, por US$ 830 e uma nova versão básica por US$ 130. Essa é uma estratégia para dar ao consumidor uma referência de preço, o que as empresas chamam de “âncora de preço”, assim o consumidor saberá que comprar alguma coisa por menos de US$ 860, irá economizar.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo do caderno de Negócios do dia 10 de maio de 2010, com os títulos: “A ansiedade de ser o primeiro.” e “Pioneiros são ‘cobaias’.”
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