segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Santa Clara virou 3 Corações.

A empresa potiguar, Santa Clara, que beneficiava, industrializava e comercializava seis marcas de café e que reinava absoluta no Norte e Nordeste do país, vai adotar a marca 3 Corações, como marca institucional.

A mineira 3 Corações foi adquirida em 2005, a partir de uma joint venture com a israelense Strauss.

O Motivo da compra da 3 Corações

O objetivo da 3 Corações era entrar no mercado da região Sudeste.

O objetivo foi alcançado, hoje a 3 Corações tem 15% do mercado paulista, e tem 19,8% de market share brasileiro, disputando xícara a xícara com a marca Pilão da Sara Lee, segundo a consultoria Kantar Worldpanel.

Crescimento Acelerado

O grupo Santa Clara, hoje 3 Corações, cresce dois dígitos ao ano há 20 anos, e o presidente Pedro Lima diz que esse crescimento é devido a três alicerces:
  1. Marketing;
  2. Logística;
  3. Operações.
Mudança da marca institucional

A decisão de adotar a marca 3 Corações teve 3 bases:
  1. Pesquisa contratada da consultoria Thymus Branding; 
  2. Funcionários;
  3. Consumidores.
O Grupo - números

Santa Clara = 3 Corações
  • A sede é em Fortaleza, Ceará;
  • 4.000 funcionários;
  • 7 fábricas;
  • 3 beneficiadoras de grãos verdes;
  • 23 centros de distribuição próprios;
  • 95 mil pontos de vendas;
  • 19,8% do mercado brasileiro;
  • 15% do mercado paulista;
  • R$ 1,45 bilhão foi o faturamento de 2009;
  • 15% do faturamento vêm das exportações;
  • Exporta para mais de 30 países;
  • Portfólio:
    • Café 3 Corações;
    • Café Santa Clara;
    • Café Pimpinela;
    • Café Letícia;
    • Kimimi;
    • Café Forte;
    • Refresco Frisco;
    • Refresco Tornado;
    • Produtos derivados do milho;
    • Temperos;
    • Filtros de papel;
    • Atua no mercado de fast food.
Planos para o futuro

O grupo planeja ir às compras, pois de acordo com Lima, o mercado é bem pulverizado e tem potencial para consolidação, já que há mais de 800 empresas.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 10 de maio de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Santa Clara virou 3 Corações.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário