sábado, 22 de maio de 2010

Lupo implementa nova estratégia de diversificação

A Lupo, que começou fabricando e vendendo meias há mais de 90 anos atrás, está com uma nova estratégia de diversificação.

A estratégia de diversificação é a segunda da história da Lupo, já que a primeira vez foi com o lançamento de pijamas, lingeries e cuecas.

Nova Estratégia de Diversificação da Lupo 

Mercado
  • Mercado de artigos esportivos.
Concorrentes
  • Gigantes internacionais que dominam o mercado
    • Nike;
    • Puma;
    • Adidas.
  • Gigante nacional
    • Vulcabrás que está patrocinando o Flamengo, com a marca Olympikus
Tempo
  • Em agosto deste ano, 2010, será lançado os novos produtos.
Investimento
  • R$ 5 milhões na campanha de lançamento.
Os 6 P’s 
Produtos
  • SportLupo;
  • 35 itens;
  • Shorts;
  • Tops;
  • Camisetas;
  • Agasalhos;
  • Mochilas;
  • Bonés;
  • Meias.
Praças
  • 35 mil lojistas;
  • 175 lojas próprias;
  • Brasil inteiro.
Promoção
  • Inauguração de lojas próprias no primeiro trimestre de 2011;
  • Patrocínio e fornecimento de material a times de futebol;
  • Guarani, Náutico e São Caetano usam SportLupo da cabeça aos pés.
Preço
  • 15% a 20% mais baratos que os similares internacionais. 
Posicionamento
  • Por preço.
Projeções
  •  R$ 40 milhões em 2011, o que deve representar 8% do faturamento da Lupo.
Oportunidade
  • Rejuvenescer a marca 
Ameaça
  • O consumo de produtos esportivos envolve mais do que qualidade, envolve emoção, há um código emocional muito grande no consumo de artigos esportivos, segundo o diretor da consultoria Top Brands, Marcos Machado.
  • As grandes marcas internacionais Puma, Adidas e Nike têm uma ligação emocional bem grande com os seus consumidores.
Perguntas

Por que se aventurar num mercado caracterizado por enormes investimentos em P&D, design, marketing, branding e dominado por 3 grandes marcas multinacionais?

Por que não há nenhum diferencial?

Concorrer por preço é diminuir margem.

Uma suposição é que a Lupo não quer ser a maior ou a líder, e sim mais um player no mercado.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 17 de maio de 2010 do caderno de Negócios, com o título: “Lupo se aventura no mundo dos esportes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário