sábado, 22 de maio de 2010

Riachuelo se transforma para atingir o público jovem.

As lojas Riachuelo se transformaram em 4 anos depois de ter implementado uma nova estratégia baseada em 3 pilares, com o objetivo de falar a língua dos jovens:
  1. Mudou o mix das lojas;
  2. Modificou o modelo de produção;
  3. Alterou a comunicação.
A Riachuelo antes
  • Focava no nicho de mercado: soluções para a mulher, filho e marido;
  • Classes C e D;
  • Clientes fiéis.
A Riachuelo depois
  • Focou no consumidor final jovem, tirando o foco da shopper Mãe;
  • Passou para o mercado de fast fashion;
  • Está perdendo as consumidoras fiéis para as lojas Marisa;
  • Os consumidores têm a necessidade de se expressar pelas roupas;
  • Esses consumidores estão mais informados tanto pela internet quanto pela televisão.
Resultados e conseqüências da nova estratégia
  • Nos primeiros anos, cresceu abaixo do ritmo da sua principal concorrente, a Renner;
  • Em 2009, a empresa se aproximou da Renner em faturamento, número de lojas e cresceu em ritmo mais acelerado;
  • A ala de moda jovem das lojas cresce 50% acima da média do resto da empresa.
Modelo de produção no estilo Zara e H&M de ser.
  • Fabricação de 100% das peças;
  • Maior agilidade para trocar as peças da loja;
  • Concepção e produção das roupas;
  • Verticalização da produção das roupas de suas fábricas.
Riachuelo vs Renner

Riachuelo
  • Público-alvo: consumidor emergente das classes C e D;
  • 80% das 16,5 milhões de pessoas que detêm o cartão Riachuelo ganham menos de R$ 1.000,00;
  • Mas é um público que tem se tornado mais exigente;
  • Tíquete médio: R$ 109.
Renner
  • Público-alvo: consumidor mais abastado com renda familiar por volta dos R$ 4.000,00;
  • Classes A+, B e C-;
  • Tíquete médio: R$ 120.




Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 17 de maio de 2010 do caderno de Negócios, com o título: “Riachuelo muda e se aproxima da Renner.”

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